Denúncia aponta falta de bioquímico há quatro meses no laboratório do Hospital de Caracaraí

Conforme a denúncia, a população tem se desdobrado para conseguir pagar exames na rede particular por falta de um profissional que faça a análise e assine os resultados

Denúncia aponta falta de bioquímico há quatro meses no laboratório do Hospital de Caracaraí
Hospital de Caracaraí – Arquivo/Roraima em Tempo

Pacientes do Hospital Irmã Aquilina do município de Caracaraí, região sul do Estado, enfrentam dificuldades na unidade de saúde. Nesta quarta-feira, 3, o Portal Roraima em Tempo recebeu uma denúncia de que, pelo menos, quatro meses meses o hospital está sem o profissional bioquímico no laboratório, impossibilitando que pacientes que recebem encaminhamentos realizem exames e obtenham resultados clínicos.

“Eu sou familiar de uma gestante, somos de baixa renda e ela precisa realizar exames trimestrais. Mas sempre falam lá na recepção que não tem bioquímico responsável pra atender no setor. Também não tem previsão de quando vai ter, somente um pessoa que ajuda na coleta mas não pode assinar o resultado”, contou.

Conforme a denúncia, o atendimento do laboratório é limitado apenas para pacientes internados. Com isso, a população tem se desdobrado para conseguir pagar exames na rede particular por falta de atendimento e, consequentemente, a análise clínica.

“Os hipertensos, diabético, idosos, crianças e gestantes são obrigados a tirar do bolso o pouco que tem para fazer os exames no laboratório particular da cidade”. Nós já arcamos quase R$ 1 mil durante esses meses com exames de sangue, ultrassonografias, citologia e entre outros“, rentou.

Indignação

“Esses exames é um direito garantido em lei que aqui não temos. Isso é um absurdo. Então não temos outra alternativa a não ser denunciar essa situação, pois é o único meio que vejo pra ajudar a população de Caracaraí. Nem prefeita e nem governo estão preocupados com a saúde do povo”, declarou.

Outro lado

O Portal Roraima em Tempo abriu espaço para que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) e a prefeitura de Caracaraí se pronunciem sobre a denúncia e aguarda retorno.

Por meio de nota, a Sesau admitiu o déficit de funcionário por conta falecimento de um servidor bioquímico do laboratório e o afastamento de outra profissional por motivo de licença maternidade, o atendimento a pacientes externos foi reduzido para manter o fluxo interno da unidade hospitalar.

Contudo, disse que existe uma servidora do quadro efetivo e há também o suporte de municípios até que ocorra o reforço da equipe a qual a Sesau disse que está providenciando. Por fim, esclareceu que o laboratório funciona 2h e atende aos pacientes internos e os casos de urgência e emergência.

Já a prefeitura de Caracaraí, disse que o hospital é de responsabilidade da Sesau.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x