Uma denúncia enviada ao Roraima em Tempo relatou que houve irregularidade no processo seletivo realizado pelo Governo do Estado para contratação de profissionais da saúde.
De acordo com o relato, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não cumpriu o item do edital que trata da contratação.
Conforme o item, candidatos poderiam se inscrever em até dois cargos distintos, desde que tivessem disponibilidade. Ou seja, o candidato deveria ter horário disponível para trabalhar em mais um posto sem prejudicar os outros empregos.
Contudo, de acordo com a denúncia, a Sesau contratou diversos aprovados no seletivo que já possuem dois vínculos empregatícios ou mais. Inclusive, alguns deles com dois cargos efetivos na própria secretaria.
O seletivo da Sesau foi alvo de diversas denúncias de irregularidades durante o processo. Em março, vários candidatos denunciaram falhas na avaliação profissional.
A Selecon, banca responsável pelo certame 001/2022, divulgou o processo de seleção com vagas para nível superior, médio, técnico e fundamental em janeiro deste ano, já o resultado preliminar foi divulgado no dia 5 de março.
Conforme o edital, a seleção ocorre em etapa única, para a avaliação de títulos. No entanto, de acordo com uma denúncia, a banca não cumpriu o que pede no edital a respeito da comprovação de experiência profissional.
Isto porque, segundo um dos itens do certame, os candidatos deveriam comprovar a experiência profissional somente na área da função em que se inscreveu. Contudo, o denunciante explicou que alguns selecionados no resultado preliminar usaram da experiência no cargo de técnico em enfermagem para pleitear vaga no cargo de enfermeiro.
“Temos colegas que se formaram recentemente em enfermagem e colocaram 10 anos de experiência profissional como técnico de enfermagem. A Selecon por um erro gravíssimo computou esses anos de técnico em enfermagem na função de enfermeiro, sendo que o técnico de enfermagem é uma profissão distinta do enfermeiro”, explicou o denunciante.
Após a publicação da matéria, diversas denúncias ocorreram pelo mesmo motivo.
Anteriormente, outros candidatos relataram que não conseguiam acessar o site da Selecon para enviarem os recursos. Além dos recorrentes transtornos com o sistema, eles também disseram que a empresa não atende as ligações.
“Tentei encaminhar os recursos do certame, referentes à classificação, e não consegui, pois, a plataforma não carrega. Por isso, liguei diversas vezes e não me atenderam”, disse um dos denunciantes.
Após as denúncias feitas ao Roraima em Tempo, a empresa resolver retificar o edital. Desse modo, divulgou um documento com o novo cronograma do das fases do certame.
A Sesau decidiu que o Edital do Processo Seletivo deveria ser retificado, com reanálise dos títulos de experiência já enviado pelos candidatos.
A redação entrou em contato com a Sesau que por meio de nota disse que no ato da contratação por meio de seletivo é realizado consulta prévia aos bancos de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Disse ainda que se profissional possuir mais de dois vínculos funcionais, condição vedada constitucionalmente, a pasta solicita que ele não assine o contrato até que faça a escolha de qual instituição deseja estar vinculado.
Fonte: Da Redação
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…