As empresas privadas de Boa Vista que geram Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) devem adotar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos até março de 2022.
Conforme a Prefeitura, a elaboração deve atender as medidas como descarte regular. Desse modo, o plano deve melhorar a qualidade ambiental da cidade.
De acordo com secretário municipal adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Santos, hoje, os resíduos de saúde não entram no aterro sanitário.
RSS e o Plano Municipal
Os RSS são produtos descartados nos serviços de saúde humana ou animal, laboratórios, de produtos para saúde, necrotérios, bem como de funerárias.
Exemplos desses descartes são agulhas, seringas, gazes, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis e filmes radiológicos.
De acordo com a Prefeitura, em 2016 houve a implantação de diretrizes. Além disso, as empresas e as entidades da capital fizeram audiências públicas e treinamentos relacionados ao plano.
O Plano Municipal entrou em vigor em 2019 e a regulamentação ocorreu em março deste ano. Ele dá o prazo de 360 dias, a partir da publicação, para que grandes geradores de resíduos façam os planos.
Empresas geradoras
Dessa maneira, para quem precisa se regularizar , pode ler o Plano Municipal e as demais orientações no site.
Além disso, os interessados podem entrar em contato pelo endereço eletrônico: [email protected].
Fonte: Da Redação