Saúde

Esposa de paciente denuncia equipamentos velhos e enferrujados em sala de cirurgia do Centro de Referência de Saúde da Mulher

A esposa de um paciente que realizou uma cirurgia no Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) denunciou a precariedade dos equipamentos. De acordo com ela, os utensílios cirúrgicos não são descartáveis e não passam por esterilização. O Roraima em Tempo recebeu a denúncia nesse domingo (18).

O marido, que realizou uma vasectomia no Centro de Referência, relatou que os equipamentos da sala de cirurgia eram velhos, reutilizados e não esterilizados. Da mesma forma, ele disse que, pelo intervalo entre uma cirurgia e outra ser curto, os profissionais não tinham tempo de esterilizar as ferramentas.

Do mesmo modo, um profissional do CRSM chegou a relatar a situação para eles, o que motivou a denúncia. Então o casal relatou que o homem correu o risco de pegar alguma bactéria, tétano ou infecção durante a cirurgia.

“Meu marido poderia pegar alguma infecção, alguma doença do outro paciente, ou outro paciente pegar doença e vice-versa. É uma falta de respeito um material que não é esterilizado. E é reutilizado em várias pessoas no mesmo dia. Não tem cabimento dentro de um hospital, de uma sala de cirurgia, onde era pra estar tudo esterilizado”, relatou a esposa.

Citado

A redação procurou o o Governo de Roraima que afirmou por meio de nota que a denúncia não procede. Disse ainda, que todos os materiais mencionados na denúncia que são destinados para os procedimentos de Vasectomia são esterilizados em autoclave.

Do mesmo modo, ressaltou que, cada caixa cirúrgica dispõe de um material denominado Integrador Químico, que tem por objetivo garantir segurança ao processo de esterilização de todos os procedimentos cirúrgicos realizados na unidade.

Por fim, afirmou que materiais que apresentam desgaste, implicam em imediatas substituições, de forma a manter sempre a segurança do paciente e de toda a equipe técnica envolvida.

Fonte: Da Redação

Gabriel Cavalcante

Recent Posts

Homem que roubou restaurante no Asa Branca em 2019 é preso pela Polícia Civil

Acusado foi condenado seis anos e oito meses de prisão pelo crime de roubo

1 hora ago

Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até sábado

Ação é promovida pela Febraban e parceiros

2 horas ago

Escola do SESI Roraima abre inscrições para vagas do Bolsa de Gratuidade 2025

Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até dia 6 de dezembro. Vagas são para…

3 horas ago

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Prazo para vagas remanescentes termina na sexta-feira, 29

3 horas ago

Polícia Civil prende homem sentenciado por porte ilegal de arma de fogo

De acordo com a sentença, o homem foi flagrado em 2018, no bairro Sílvio Leite,…

4 horas ago

Em quatro dias, mais de 50 mulheres solicitaram medidas protetivas em Boa Vista

Número compreende o período entre a sexta-feira (22) e a segunda-feira (25)

4 horas ago