A família da paciente Isabele Batista de 14 anos procurou a Rádio 93 FM nessa segunda-feira (22) para denunciar a falta de atendimento no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) de Roraima.
Conforme Daniele Batista, mãe de Isabele, a filha tem diagnóstico de autismo e retardo mental em grau moderado. Devido à pandemia, ela teve piora no estado de saúde. Por isso, a mulher procurou ajuda no CAPS III.
Entretanto, ao chegar ao local, os funcionários informaram que não atendem pessoas com o diagnóstico de Isabele.
“Ela disse que só atendem outros casos. Até expliquei que ela está com um grau altíssimo de agressividade e todos sofrem com isso, mas saí sem atendimento”.
Desse modo, a mãe de Isabele foi ao Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), mas também não está atendendo.
“Me disseram que o local está em reforma. O governo do estado simplesmente fechou as portas para nós e não alugou outro prédio para a população. Passamos o período inteiro da pandemia da Covid-19 com as unidades fechadas e só agora eles pensam em reformar o prédio”, diz.
Diante da situação, a mãe da paciente pede com urgência o tratamento para a filha.
“Nós estamos pedindo socorro e nossos familiares precisam de atendimento, pois este é serviço essencial. Eu não tenho condições de pagar o tratamento da minha filha”, disse.
Esta não é a primeira vez que pacientes denunciam a falta de atendimento no CAPS III. No dia 18 deste mês, a paciente Maria do Carmo denunciou que não havia psiquiatra na unidade.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que os familiares responsáveis pela paciente Isabele podem entrar em contato pelo (95) 9143-8193. Elas devem receber orientações sobre a antecipação da consulta para a paciente.
“A gestão esclarece que o CER II funciona dentro no Centro Integrado de Atenção à pessoa com Deficiência, e que neste momento a Unidade passa por reforma, por isso os pacientes estão sendo reagendados”, diz a nota.
Conforme a Sesau, o Pronto Atendimento Cosme e Silva também realiza atendimentos em casos de emergências psiquiátricas.
Fonte: Da Redação, Rádio 93 FM
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…