Saúde

Familiares de bebê com hidrocefalia internada na ‘Maternidade de Lona’ denunciam demora para avaliação após procedimento cirúrgico

Jearlene Silva, mãe da pequena Hadassa Vitória de apenas 1 mês de vida, entrou em contato com a reportagem para denunciar que a filha, internada na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, espera há 15 dias por avaliação de um neurologista.

A criança tem hidrocefalia e passou por uma cirurgia na cabeça. Segundo a mulher, já houve diversos pedidos para que a filha seja avaliada, contudo, até o momento o especialista não compareceu no local. A mãe disse que não sabe se a criança está bem. E que o Perímetro Cefálico, uma referência ao tamanho da cabeça do bebê, está aumentando.

Outra denúncia feita pela mulher foi de que encontrou a medicação da filha no lixo. Ela chegou a denunciar a situação na ouvidoria. “Não passaram a medicação. Ela está tratamento de infecção hospitalar e ela está no tratamento com antibiótico e não fizeram a medicação. Jogaram fora a medicação e eles disseram pra mim que tinham feito a medicação. Eu achei a medicação no lixo”, relatou a mãe.

O que diz o Governo

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que a criança passou por avaliações com neurologista entre os dias 18 de abril e 28 de maio. No entanto, a mãe do bebê disse que até a manhã desta quarta-feira (29), o especialista ainda não compareceu ao local e que vai cobrar a direção da unidade mais uma vez.

Sobre a alegação de descarte, a direção da unidade informou que a técnica de enfermagem responsável pelo atendimento da recém-nascida na ocasião constatou que a medicação prescrita não estava tendo o efeito desejado em razão da perda do acesso central de inserção periférica, sendo necessária a colocação de um novo acesso para dar continuidade ao tratamento.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Aniversário de Boa Vista: serviços essenciais serão mantidos durante feriadão na capital

Serão mantidos serviços como coleta de lixo e Central de Atendimento 156

2 minutos ago

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos

17 horas ago

Governo Federal abre 29 novas vagas no programa Mais Médicos para RR

Profissionais selecionados serão distribuídos estrategicamente em sete municípios do estado

18 horas ago

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

Proposta é ajudar mais de 750 milhões de usuários

21 horas ago

Sebrae abre inscrições para o programa Tecnova III

Empreendedores selecionados poderão receber uma subvenção de até R$ 585.000,00 para desenvolver seus projetos inovadores

22 horas ago

Governo Federal entregou 1,5 mil obras de infraestrutura no território Yanomami

Entre as principais medidas aconteceu a reforma de unidades básicas e a instalação de sistemas…

23 horas ago