Familiares de bebê com hidrocefalia internada na ‘Maternidade de Lona’ denunciam demora para avaliação após procedimento cirúrgico

Mãe da criança disse que não sabe se a filha está bem e que o tamanho da cabeça dela está aumentando

Familiares de bebê com hidrocefalia internada na ‘Maternidade de Lona’ denunciam demora para avaliação após procedimento cirúrgico
Maternidade Nossa Senhora de Nazareth – Foto: Divulgação/Secom-RR

Jearlene Silva, mãe da pequena Hadassa Vitória de apenas 1 mês de vida, entrou em contato com a reportagem para denunciar que a filha, internada na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, espera há 15 dias por avaliação de um neurologista.

A criança tem hidrocefalia e passou por uma cirurgia na cabeça. Segundo a mulher, já houve diversos pedidos para que a filha seja avaliada, contudo, até o momento o especialista não compareceu no local. A mãe disse que não sabe se a criança está bem. E que o Perímetro Cefálico, uma referência ao tamanho da cabeça do bebê, está aumentando.

Outra denúncia feita pela mulher foi de que encontrou a medicação da filha no lixo. Ela chegou a denunciar a situação na ouvidoria. “Não passaram a medicação. Ela está tratamento de infecção hospitalar e ela está no tratamento com antibiótico e não fizeram a medicação. Jogaram fora a medicação e eles disseram pra mim que tinham feito a medicação. Eu achei a medicação no lixo”, relatou a mãe.

O que diz o Governo

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que a criança passou por avaliações com neurologista entre os dias 18 de abril e 28 de maio. No entanto, a mãe do bebê disse que até a manhã desta quarta-feira (29), o especialista ainda não compareceu ao local e que vai cobrar a direção da unidade mais uma vez.

Sobre a alegação de descarte, a direção da unidade informou que a técnica de enfermagem responsável pelo atendimento da recém-nascida na ocasião constatou que a medicação prescrita não estava tendo o efeito desejado em razão da perda do acesso central de inserção periférica, sendo necessária a colocação de um novo acesso para dar continuidade ao tratamento.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x