Familiares de idoso internado há dois meses no HGR denunciam negligências e falta de materiais na unidade

Conforme a denúncia, parentes precisaram comprar remédios e itens básicos para o tratamento do paciente que passou por uma cirurgia na coluna

Familiares de idoso internado há dois meses no HGR denunciam negligências e falta de materiais na unidade
Fachada do HGR – Foto: Rosi Martins

Familiares de um idoso de 73 anos, internado no Hospital Geral de Roraima (HGR) há dois meses na unidade, denunciaram nesta quarta-feira (2) ao jornalismo da 93FM, negligências com o paciente.

De acordo com a filha do idoso, que preferiu não ser identificada, o homem deu entrada na unidade no dia 1º de agosto, para fazer uma cirurgia. É que ele sofreu uma queda que resultou em uma fratura na coluna cervical. Assim, o procedimento aconteceu no dia 6 daquele mês.

No entanto, durante a recuperação da cirurgia é que começaram as negligências. No relato, a mulher disse que o idoso teve pneumonia enquanto esteve na Unidade de terapia intensiva (UTI) e depois recebeu alta para um leito comum,

“Ele passou um mês e deu pneumonia e disseram no dia 16 de setembro que ele não estava mantendo sem a ventilação mecânica ou seja, não tinha como dar a alta para ele. No entanto, quando eu fui no outro dia pegar o boletim, a médica disse que ele tinha recebido alta. Questionei pois ele não estava mantendo a respiração sem a respiração mecânica e mesmo assim, ele foi pro leito”, explicou a mulher.

No local, a filha denunciou que o idoso não recebeu os cuidados adequados para a pneumonia e nem tão pouco para as feridas que apresentava no corpo. Além disso, a mulher disse que por conta da situação, o idoso precisou ser entubado no leito comum onde sofreu uma parada cardiorrespiratória há dois dias.

“Ele passou mal, a saturação chegou a baixar a ponto dele ter uma parada cardíaca. O médico de intercorrência veio e falou ‘ele vai morrer aqui se não tirarem ele daqui agora’. Então o levaram para o RCP (Reanimação Cardiopulmonar) no mesmo bloco, o F. E, chegando lá, teve parada cardíaca. Ou era para ser levado para a área vermelha ou UTI porém não tinha vaga e ainda não tem vaga, então o colocaram ele no RT da área do grande trauma”, disse a filha.

Falta de materiais para tratamento do idoso

Do mesmo modo, a família relata que o hospital não tem materiais básicos, como sonda, por exemplo. “Nós tivemos que comprar insumos [hospitalares], a sonda para fazer a limpeza da traqueostomia e até os remédios. Por que a médica clínica não atendeu ele e não fez o tratamento da pneumonia? por que colocaram uma sonda que precisava de raio-x. Além disso, essa sonda foi colocada errada, pois o líquido foi para o pulmão, foi erro médico, foi negligência médica. E isso continua, pois não pediram a UTI, sendo que ele já precisava”, afirmou.

Apelo dos familiares

Por fim, a família fez um apelo e pede que a Sesau intervenha na situação “Hoje a gente precisa dele. Ele é tudo o que temos. Neste momento, só sabemos pedir pelo amor de Deus que olhe por essa situação do meu pai dentro do HGR. Ele precisa de um leito de UTI e peço que façam o máximo para salvar a vida dele neste momento”, finalizou.

Citado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, negou a denúncia de que o paciente estaria internado em leito comum. Além disso, disse que o idoso tem o acompanhamento da equipe multiprofissional da unidade com os insumos necessários

Fonte: Rádio 93/FM

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