Familiares de pacientes denunciaram nesta terça-feira (21), a precariedade da Enfermaria do Bloco E do Hospital Geral de Roraima (HGR). Conforme relato, o local alagou e também está sem central de ar.
De acordo com o acompanhante de um paciente que não quis ser identificado, a água vem de uma das pias que está sem manutenção. “Os leitos estão parecendo quarto de penitenciária. As pias estão podres e chamamos o pessoal para limpar, no entanto, ninguém vem. Aqui não tem material e quem quiser que traga o seu de casa” disse.
Janelas
Além disso, um outro acompanhante de uma idosa de 78 anos com problemas cardíacos, e que não teve a identidade revelada, disse que o local recebe diretamente os raios do sol, o que deixa o ambiente mais quente. “Ela está com pacientes que vieram da UTI para o lado do sol e nenhuma dessas centrais está prestando. Minha tinha foi quem improvisou uma cortina porque não tinha. Minha avó aguarda exames e está em um lugar insalubre. Temos que levar ventilador, temos que levar tudo para poder dar um conforto para a minha avó”, explicou o rapaz.
Limpeza e alimentação
Uma mulher que também está no local como acompanhante denunciou que a alimentação servida é de baixa qualidade. Além disso, existe descaso até com o recolhimento do lixo. “Enquanto o Governo gasta milhões com festas, deveria gastar com o que precisa que é a saúde. Essa é a minha indignação pois é uma sala quente e o que me deixa com raiva é que essa central nunca funcionou. Que olhem para essas pessoas, pois são seres humanos“, desabafou.
Citada
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Saúde) para esclarecimentos sobre o assunto. Por meio de nota, negou as denúncias. Disse que o problema com a pia foi em razão de mal uso.
Já sobre o problema com a central de ar, o hospital disse aciona a equipe de manutenção quando é informada de qualquer problema e que vai verificar a situação. Por fim, a Sesau disse que existe coleta de lixo regular no local.
Fonte: Rádio 93 FM