Saúde

Familiares denunciam morte de recém-nascido por suspeita de negligência médica na Maternidade de RR

Familiares de uma mulher identificada Vanessa Stefany Correa Pantoja, de 23 anos, denunciaram nesta sexta-feira (30) que sua filha, recém-nascida, morreu na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A suspeita segundo a família, foi por negligência médica em razão da demora na realização do parto.

Entenda

Conforme uma prima de Vanessa que não foi identificada, ela deu entrada na Maternidade na última quarta-feira (29) as 4h da manhã.

“Ela deu entrada sentido dor e então mandaram ela ir pra casa, no entanto, ela ficou caminhando lá na frente. Falaram para ela retornar as 6h lá para dentro e levaram ela para a sala de parto. Só que o horário que mandaram ela ir para casa, era o horário que era para a neném ter nascido”, disse.

Ainda de acordo com a prima, a criança foi direto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pois passou do horário de nascimento. A bebê, segundo a denúncia, evacuou dentro do útero e acabou aspirando mecônio, que é quando a criança aspira o próprio cocô e resulta em uma infecção no pulmão. “É certeza que a neném ingeriu as fezes. Só que eles queriam que ela esperasse mais, pois ela estava com 39 semanas só que a neném queria nascer sim. E ao levar para a sala de parto, a criança já estava se ‘expulsando’ sozinha. Então, levaram a neném para a UTI e ela [Vanessa] não sabia o que tinha acontecido”, explicou a mulher.

Assim nesta sexta-feira, dia 1º, Vanessa recebeu a notícia que a filha havia morrido. “Disseram que a neném estava com problemas no pulmão, sendo que a mãe fez todo o pré-natal e não tinha nenhuma doença. Eu tenho certeza que foi por causa de negligência dos médicos”, relatou a prima.

Sentimento da paciente e familiares

O medo dos familiares é que Vanessa tenha uma depressão pós-parto, por conta da situação. “O Sentimento é de muita tristeza, a bebê estava perfeitinha, normal e teve um monte de problema. O Governo está precário, o atendimento é péssimo. Não falo de todos os médico, só que quando a pessoa pega um plantão ruim eles tratam a gente igual bicho. Estou até com medo dela entrar em depressão pós-parto”, finalizou.

Citado

A redação do Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Sesau lamentou a morte da criança e disse que a família deve procurar a ouvidoria da Maternidade e então formalizar a denúncia para que ocorra investigação pelo Comitê de Ética e de Mortalidade, que adotará as devidas providências.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

5 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

6 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

6 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

9 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

9 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

10 horas ago