Saúde

Familiares denunciam morte de recém-nascido por suspeita de negligência médica na Maternidade de RR

Familiares de uma mulher identificada Vanessa Stefany Correa Pantoja, de 23 anos, denunciaram nesta sexta-feira (30) que sua filha, recém-nascida, morreu na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A suspeita segundo a família, foi por negligência médica em razão da demora na realização do parto.

Entenda

Conforme uma prima de Vanessa que não foi identificada, ela deu entrada na Maternidade na última quarta-feira (29) as 4h da manhã.

“Ela deu entrada sentido dor e então mandaram ela ir pra casa, no entanto, ela ficou caminhando lá na frente. Falaram para ela retornar as 6h lá para dentro e levaram ela para a sala de parto. Só que o horário que mandaram ela ir para casa, era o horário que era para a neném ter nascido”, disse.

Ainda de acordo com a prima, a criança foi direto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pois passou do horário de nascimento. A bebê, segundo a denúncia, evacuou dentro do útero e acabou aspirando mecônio, que é quando a criança aspira o próprio cocô e resulta em uma infecção no pulmão. “É certeza que a neném ingeriu as fezes. Só que eles queriam que ela esperasse mais, pois ela estava com 39 semanas só que a neném queria nascer sim. E ao levar para a sala de parto, a criança já estava se ‘expulsando’ sozinha. Então, levaram a neném para a UTI e ela [Vanessa] não sabia o que tinha acontecido”, explicou a mulher.

Assim nesta sexta-feira, dia 1º, Vanessa recebeu a notícia que a filha havia morrido. “Disseram que a neném estava com problemas no pulmão, sendo que a mãe fez todo o pré-natal e não tinha nenhuma doença. Eu tenho certeza que foi por causa de negligência dos médicos”, relatou a prima.

Sentimento da paciente e familiares

O medo dos familiares é que Vanessa tenha uma depressão pós-parto, por conta da situação. “O Sentimento é de muita tristeza, a bebê estava perfeitinha, normal e teve um monte de problema. O Governo está precário, o atendimento é péssimo. Não falo de todos os médico, só que quando a pessoa pega um plantão ruim eles tratam a gente igual bicho. Estou até com medo dela entrar em depressão pós-parto”, finalizou.

Citado

A redação do Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) para posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Sesau lamentou a morte da criança e disse que a família deve procurar a ouvidoria da Maternidade e então formalizar a denúncia para que ocorra investigação pelo Comitê de Ética e de Mortalidade, que adotará as devidas providências.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

54 minutos ago

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

2 horas ago

Final da 3ª Copa Macuxi de Futebol será neste domingo, 1º

Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas

3 horas ago

Homem embriagado agride companheira com socos no rosto e quebra celular, em Caracaraí

Segundo relato, um dos socos teria atingindo o olho esquerdo causando hematoma

3 horas ago

Mulher guianense é vítima de violência doméstica sofrida pelo companheiro em Bonfim

Casal estava ingerindo bebida alcóolica em Lethen/Guiana, quando iniciaram as discussões motivadas por ciúmes; homem…

5 horas ago

PRF realiza Dia Nacional De Conscientização Álcool Zero No Trânsito nesta sexta

Ações educativas e fiscalização ocorrem em estradas federais em todo o país

5 horas ago