Saúde

Família de paciente denuncia que pai segue sem alimentação enteral no HGR

Famílias denunciaram que pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR) seguem sem receber alimentos da dieta enteral. O Governo de Roraima é o responsável por fornecer a alimentação líquida, que é administrada por uma sonda.

A primeira denúncia foi feita no dia 13 de dezembro de 2021. À época, o governo informou que a alimentação chegaria em 10 dias, o que não ocorreu, conforme as famílias.

Desta vez, no entanto, o governo contrariou a denúncia e afirmou que recebeu “o repasse referente à alimentação enteral padrão para atender a todos os pacientes”. Disse, ainda, que o estoque é suficiente para os próximos quatro meses.

Jussara Soares, filha do paciente Marcos Soares, de 53 anos, contou que as famílias estavam recebendo a dieta normalmente. No entanto, a equipe do HGR os informou sobre o desabastecimento.

Jussara explicou que chegou ir até a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), onde havia outras famílias.

“Eles colocaram a culpa na Prefeitura, dizendo que a Prefeitura que tinha que agir. Nós fomos até a Prefeitura, e eles não tem nada a ver com isso, porque desde então quem fornecia era a CGAF, e a CGAF parou de fornecer sem nenhum aviso prévio”.

Paciente relata o valor alto

De acordo com Jussara, a alimentação custa R$37 reais e dura apenas um dia, enquanto uma caixa custa R$480 reais, durando em torno de uma semana.

“Nós estamos desempregados, a gente só cuida do meu pai. Meu pai não recebe nenhum benefício, não temos como arcar com esse valor. Então o que o governo está fazendo é uma total irresponsabilidade, não está pensando na condição das pessoas”, contou.

“Está em trâmite na CGAF adesão de ata reforçar o atendimento da demanda nos próximos meses e o processo anual segue para de licitação para garantir que a continuidade do serviço de abastecimento”, diz trecho de nota do governo.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

10 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

12 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

13 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

14 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

15 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

16 horas ago