Saúde

Família de paciente denuncia que pai segue sem alimentação enteral no HGR

Famílias denunciaram que pacientes do Hospital Geral de Roraima (HGR) seguem sem receber alimentos da dieta enteral. O Governo de Roraima é o responsável por fornecer a alimentação líquida, que é administrada por uma sonda.

A primeira denúncia foi feita no dia 13 de dezembro de 2021. À época, o governo informou que a alimentação chegaria em 10 dias, o que não ocorreu, conforme as famílias.

Desta vez, no entanto, o governo contrariou a denúncia e afirmou que recebeu “o repasse referente à alimentação enteral padrão para atender a todos os pacientes”. Disse, ainda, que o estoque é suficiente para os próximos quatro meses.

Jussara Soares, filha do paciente Marcos Soares, de 53 anos, contou que as famílias estavam recebendo a dieta normalmente. No entanto, a equipe do HGR os informou sobre o desabastecimento.

Jussara explicou que chegou ir até a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), onde havia outras famílias.

“Eles colocaram a culpa na Prefeitura, dizendo que a Prefeitura que tinha que agir. Nós fomos até a Prefeitura, e eles não tem nada a ver com isso, porque desde então quem fornecia era a CGAF, e a CGAF parou de fornecer sem nenhum aviso prévio”.

Paciente relata o valor alto

De acordo com Jussara, a alimentação custa R$37 reais e dura apenas um dia, enquanto uma caixa custa R$480 reais, durando em torno de uma semana.

“Nós estamos desempregados, a gente só cuida do meu pai. Meu pai não recebe nenhum benefício, não temos como arcar com esse valor. Então o que o governo está fazendo é uma total irresponsabilidade, não está pensando na condição das pessoas”, contou.

“Está em trâmite na CGAF adesão de ata reforçar o atendimento da demanda nos próximos meses e o processo anual segue para de licitação para garantir que a continuidade do serviço de abastecimento”, diz trecho de nota do governo.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

36 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

1 hora ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago