Saúde

Funai impede Fiocruz de levar atendimento médico aos Yanomami

A Fundação Nacional do Índio (Funai) proibiu que uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrasse na Terra Indígena Yanomami. Os indígenas enfrentam crise na saúde com epidemia de malária e grande número de crianças desnutridas.

Segundo Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), a equipe composta por 18 profissionais iria a três comunidades atender cerca de 900 pessoas. Além disso, eles iriam realizar exames nos rios e peixes da região, onde de acordo com Kopenawa, a água está “suja e muito poluída”.

Dario ressaltou que as lideranças das comunidades convidaram a equipe da Fiocruz há cerca de 3 meses. Dessa forma, eles já haviam realizado uma grande logística para receber os profissionais.

“Então isso estava tudo organizado. E quando a Funai proibiu a entrada dos médicos a gente ficou muito brabo, muito revoltante. É um absurdo a informação. Essas equipes são médicos pra apoiar a assistência na saúde da comunidade. Combate de malária, combate de desnutrição, combate de outras doenças que estão nos infectando”, relatou.

Invasores

A proibição da Funai causou revolta nas lideranças, que não entendem porquê o órgão proíbe a entrada de médicos nas comunidades, mas não faz nada quanto aos “invasores” que estão lá.

“A Funai deveria proibir a entrada dos invasores, fazendeiros, madeireiros, roceiros, grileiros. Isso é obrigação da Funai! Mas ela não pode proibir uma equipe de saúde de cuidar das nossas crianças e idosos”, disse Dario.

O representante dos Yanomami disse que a Funai barrou a entrada dos profissionais por meio da Portaria que proíbe entrada na TI Yanomami, de forma a evitar a transmissão de Covid-19 nos povos originários. No entanto, Kopenawa ressaltou que a equipe já havia realizado todos os exames e enviado para a Fiocruz, seguindo os protocolos de saúde.

As lideranças exigem uma resposta da Funai. Para eles, essa proibição é um desrespeito com todos os indígenas da etnia.

“A Funai está desrespeitando a cultura Yanomami, os Yanomami e o direito dos Yanomami”, enfatizou Kopenawa.

Malária e Desnutrição

A malária é uma das doenças que costuma vitimar muitas crianças Yanomami. Dessa forma, só na última semana duas crianças morreram por falta de atendimento médico, ambas com sintomas de malária e pneumonia.

Em menos de dois anos, foram registrados cerca de 44 mil casos da doença nas comunidades Yanomami. Um índice maior do que a própria população, que é de 28 mil pessoas. Além disso, somente em 2020, a TI concentrou 47% de todos os casos de malária em TI´s do Brasil.

Ações

Devido à crise na saúde dos Yanomami, o Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (17), deu cinco dias para que o Governo Federal detalhe a situação do povo Yanomami. Também solicitou que assegure as condições mínimas às comunidades.

Além disso, no dia 15 deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami) um plano de reestruturação da saúde dos povos indígenas, que deve ser entregue em até 90 dias.

De acordo com o MPF, os órgãos receberam cerca de R$190 milhões para prestação de serviços de saúde nos últimos dois anos. Contudo, a saúde indígena tem apresentado pioras “impressionantes” nos indicadores.

Citado

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou em nota que as autorizações para ingresso em Terras Indígenas estão suspensas desde março de 2020, como medida preventiva à pandemia de Covid-19.

Devido a isso, de acordo com o órgão, todas as autorizações para pesquisas que impliquem ingresso em Terra Indígena também estão suspensas.

A redação entrou em contato com a Fiocruz e aguarda resposta.

Fonte: Da Redação

Fabiola Valentina

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

6 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

8 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

10 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

10 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

12 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

14 horas ago