Governo Federal deve assumir Hospital das Clínicas em um ano

Empresa Brasileira De Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Saúde irá realizar concurso para contratar profissionais para unidade

Governo Federal deve assumir Hospital das Clínicas em um ano
Fachada do Hospital das Clínicas – Foto: Divulgação

O Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco está passando por um processo de federalização. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai assumir a unidade e transformá-la em um hospital universitário.

De acordo com o reitor Geraldo Ticianelli, a UFRR deverá assumir totalmente a gestão do hospital em um o prazo de um ano. Ele fez a afirmação na manhã desta segunda-feira (16), durante reunião com o Governo do Estado, com a equipe técnica do Ministério da Saúde e com a Empresa Brasileira De Serviços Hospitalares (Ebserh)

A Ebserh é uma empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ela tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. Para isso, contrata servidores através de concursos públicos ou processos seletivos em todo o Brasil.

Durante a reunião desta segunda-feira no Palácio do Governo, o reitor disse ainda que o Governo Federal está ajudando na quantidade de equipamentos.

Novo PAC do Governo Federal

Para a transformação do Hospital das Clínicas em um hospital universitário, o Governo Federal está investindo R$ 100 milhões.

O investimento ocorre por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado recentemente pelo presidente Lula da Silva.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e da Ebserh.

O assessor da presidência da empresa, Rodrigo Oliveira, apresentou a estrutura da firma que gerencia e administra 41 unidades de saúde e tem orçamento estimado em R$ 1,5 bilhão no PAC, para 37 projetos que incluem retomada, conclusão e construção de novos Hospitais Universitários Federais (HUFs) em todo o Brasil.

Conforme a ALE-RR, Oliveira detalhou as fases do processo de implantação do projeto em Boa Vista. A previsão é que o hospital universitário já esteja em funcionamento no início de 2025.

“Estamos realizando uma análise de viabilidade, um estudo. Após isso, submeteremos o projeto à validação do Governo Federal. Após essa etapa, assinaremos o protocolo de intenções. Em seis meses, teremos uma minuta de contrato entre a UFRR e a EBSERH. Depois, em aproximadamente um ano, concretizaremos a transferência completa da gestão. Em três meses, se iniciará a operação do hospital universitário. Obviamente, esses são prazos iniciais e podem ser ajustados de acordo com a realidade local”, explicou o assessor.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x