O Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco está passando por um processo de federalização. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai assumir a unidade e transformá-la em um hospital universitário.
De acordo com o reitor Geraldo Ticianelli, a UFRR deverá assumir totalmente a gestão do hospital em um o prazo de um ano. Ele fez a afirmação na manhã desta segunda-feira (16), durante reunião com o Governo do Estado, com a equipe técnica do Ministério da Saúde e com a Empresa Brasileira De Serviços Hospitalares (Ebserh)
A Ebserh é uma empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ela tem como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública. Para isso, contrata servidores através de concursos públicos ou processos seletivos em todo o Brasil.
Durante a reunião desta segunda-feira no Palácio do Governo, o reitor disse ainda que o Governo Federal está ajudando na quantidade de equipamentos.
Para a transformação do Hospital das Clínicas em um hospital universitário, o Governo Federal está investindo R$ 100 milhões.
O investimento ocorre por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado recentemente pelo presidente Lula da Silva.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e da Ebserh.
O assessor da presidência da empresa, Rodrigo Oliveira, apresentou a estrutura da firma que gerencia e administra 41 unidades de saúde e tem orçamento estimado em R$ 1,5 bilhão no PAC, para 37 projetos que incluem retomada, conclusão e construção de novos Hospitais Universitários Federais (HUFs) em todo o Brasil.
Conforme a ALE-RR, Oliveira detalhou as fases do processo de implantação do projeto em Boa Vista. A previsão é que o hospital universitário já esteja em funcionamento no início de 2025.
“Estamos realizando uma análise de viabilidade, um estudo. Após isso, submeteremos o projeto à validação do Governo Federal. Após essa etapa, assinaremos o protocolo de intenções. Em seis meses, teremos uma minuta de contrato entre a UFRR e a EBSERH. Depois, em aproximadamente um ano, concretizaremos a transferência completa da gestão. Em três meses, se iniciará a operação do hospital universitário. Obviamente, esses são prazos iniciais e podem ser ajustados de acordo com a realidade local”, explicou o assessor.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…