O Ministério da Saúde cobrou hoje (28) do Governo de Roraima a devolução de R$ 1,7 milhão destinado para custear Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Roraima. Os leitos eram para pacientes com Covid-19.
A medida está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro substituto, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz.
Conforme o documento, o Governo Federal liberou R$ 2,5 milhões para instalar 54 leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR) no mês de junho.
Entretanto, a portaria especifica que, caso ocorra descumprimento das regras previstas, os leitos são cancelados e os recursos devolvidos. Por outro lado, não fica claro o motivo da devolução.
Atualmente, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) indica que Roraima tem apenas 49 leitos disponíveis no HGR.
A reportagem questionou o Estado sobre a devolução dos recursos e aguarda resposta.
Leitos fechados pelo governo
No mês de agosto, o governo fechou 24 leitos de terapia intensiva. À época, a Sesau disse que a redução ocorreu devido à diminuição de casos graves de Covid-19, bem como a ampliação das cirurgias eletivas.
Dessa forma, os leitos passaram de 74 para 50. Além disso, no dia 25 deste mês, o governo voltou a fechar mais um leito de UTI. A taxa de ocupação está em 47%.
Por Redação