Saúde

Gripe e Covid: unidades de saúde de Boa Vista têm 150 profissionais afastados

Com o aumento acelerado de casos da Covid-19 e de síndromes gripais em Roraima, a Prefeitura de Boa Vista já precisou afastar 150 profissionais de saúde. Entre eles médicos, técnicos, bem como enfermeiros. Desses, 75 atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O restante trabalha no Hospital da Criança Santo Antônio.

Conforme a prefeitura, a baixa no número de profissionais torna mais o atendimento lento nas unidades de saúde da capital. A unidades atendem pacientes dos 14 municípios de Roraima, além de visitantes do Amazonas, Venezuela, assim como também da Guiana.

Entre a última semana de dezembro de 2021 e os 18 primeiros dias de janeiro deste ano, as UBS’s de Boa Vista já registraram um aumento de 300% na procura por atendimento.

De 1º a 18 de janeiro, todas as 34 UBS’s de Boa Vista já realizaram 40.990 atendimentos. Desse total, quase 30 mil aconteceram apenas nas 8 UBS’s de Covid-19. Enquanto isso, na última semana de dezembro 2021 foram contabilizados 10.080 atendimentos na rede básica de saúde.

“A falta desses profissionais que precisam ser afastados acaba reduzindo a capacidade de atendimento das UBS’s. Nossos profissionais de saúde estão trabalhando duro desde o início da pandemia, sem feriados, finais de semana, sem férias. E isso é um peso enorme para todos. Estamos dando o nosso melhor, como equipe e profissionais, mas a população precisa colaborar e garantir os cuidados e respeitar as recomendações para que a gente consiga vencer essa pandemia”, pediu Cinthia Brasil, superintendente de atenção básica.

Sintomas de gripe

Os mais comuns são: cansaço, febre, dores nas articulações, tosse seca ou catarro e ainda há casos de dores de ouvido e olhos irritados.

Sintomas de Covid-19

Os sintomas são similares, como febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, cansaço e falta de ar.

Medidas

As medidas de prevenção contra a gripe comum são: utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, manter os ambientes ventilados, não tocar olhos e boca constantemente. Além disso, a população deve evitar aglomerações e locais fechados. Aderir à vacinação contra a gripe e Covid-19 também é importante.

A prefeitura reforça ainda a importância da vacina para aqueles que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Dessa forma, a Secretaria de Saúde disponibiliza oito UBS´s para atendimentos de casos de síndrome gripal e Covid-19. Do mesmo modo, 22 UBS´s e dois pontos drives –thru para vacinação contra a Covid-19 estão disponíveis em Boa Vista.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

25 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

13 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

14 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago