Estoque de sangue ficou baixo após feriado prolongado - Foto: Divulgação/Sesau
O Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está com estoque em alerta para todos os tipos de sangue. A unidade convocou hoje (14), por meio das redes sociais, doadores para contribuir com a reposição.
De acordo com a gerente de captação, Juliane Uchoa, o hemocentro conseguiu manter as unidades estaduais e particulares durante o feriado e final de semana.
Porém, sem novas doações, há o risco de pacientes não receberem transfusões. Ela convida quem já doou e estendeu o convite para novos doadores.
“Nós precisamos contar com a ajuda da população para poder realizar esse procedimento em prol da doação de sangue para que a gente consiga abastecer e atender a todas as demandas hospitalares”, disse.
Conforme Juliane, a partir de 16 anos já é possível se tornar um doador. Contudo pais ou responsáveis precisam acompanhar o menor.
“Tem que estar muito bem descansado, muito bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica e não ter fumado nas últimas doze horas”, reforçou.
Além disso, outro requisito para doar é ter acima de 50kg, bem como levar documento oficial com foto.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, e funciona das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quem já se vacinou contra a Covid-19 deve aguardar antes de fazer a doação. O período é conforme a recomendação de cada distribuidor da vacina.
Já as pessoas infectadas pelo vírus devem aguardar 30 dias após finalizar o tratamento contra a doença. Por outro lado, quem teve contato com infectados deve esperar 14 dias.
Fonte: Da Redação
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online