Pacientes do bloco F do Hospital Geral de Roraima (HGR) tem sofrido com a falta de centrais de ar no local. É o que relata Dalysson Batista, que acompanhou a idosa Maria do Carmo, de 78 anos. A mulher teve um AVC isquêmico e agora está internada na unidade.
Em entrevista à Rádio 93 FM, Dalysson disse que o problema já se arrasta desde a semana passada. Enquanto isso, os acompanhantes dos pacientes levam ventiladores de casa para tentar amenizar o calor.
“Eu entrei em alguns leitos e as pessoas estavam suadas lá, porque o ventilador não dá conta. Lá é uma estrutura para centrais de ar, não é uma estrutura para ventilador. Quando você bota um ventilador, o ar quente fica circulando. Eu vi pessoas suadas, eu vi pessoas sofrendo ali. É lamentável”, disse Dalysson.
Conforme relatado pelo denunciante, a situação se estende por mais da metade do bloco. Ele chegou gravar um vídeo em que mostra vários quartos com ventiladores por conta da falta de ar-condicionado.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a equipe de manutenção está no HGR para restabelecer o funcionamento do sistema de refrigeração dos blocos E e F da unidade hospitalar.
A pasta explicou que o problema se deu em razão das constantes oscilações no fornecimento de energia elétrica, principalmente a ocorrida na madrugada desta terça-feira, 30.
Fonte: Da Redação