Saúde

Hospital da Criança conclui projeto de reestruturação com foco na eficiência e qualidade do atendimento

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), celebrou nesta terça-feira, 10, os resultados do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A unidade é conhecida pela referência em urgência e emergência infantil no Estado de Roraima.

A taxa de conformidade do HCSA, que mede a eficiência do atendimento, alcançou o maior parâmetro de satisfação, ficando com 84,6%. Sendo considerado satisfatório quando a unidade atinge percentuais de 71% a 100%.

Conforme os indicadores apresentados, os resultados refletem avanços significativos na qualidade do serviço prestado. Dessa forma, tendo como foco na eficiência e segurança dos pacientes, bem como dos profissionais. Por meio da mentoria do Hospital Oswaldo Cruz, as equipes do HCSA desenvolveram um trabalho de organização de fluxos, protocolos, assim como melhorias assistenciais e estruturais nos 21 meses de trabalho.

Resultado que vão além dos números, conforme avaliou o prefeito Arthur Henrique. “Quem ganha com isso é a população, são as nossas crianças, que passam a ter um atendimento mais eficiente, mais humanizado e que salva mais vidas, que é o objetivo principal do nosso hospital. Quero parabenizar toda a equipe que se envolveu e compreendeu que a responsabilidade de cada profissional é a melhoria no processo de trabalho”, disse.

Referência no pronto atendimento infantil do estado

Conforme a gestão municipal o avanço alcançado pelo Hospital da Criança Santo Antônio engloba diversas áreas. Seguindo a análise do projeto, dentro da dimensão de gestão e da avaliação de estratégia. Além do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HCSA atingiram 100% de conformidade. Na dimensão do cuidado, o pronto-socorro, o centro cirúrgico e a unidade de internação zeraram as não conformidades.

“Os processos de trabalho que foram implantados e implementados no hospital nos permitiram alcançar esse resultado fantástico e que, inclusive, ajudou a diminuir a taxa de mortalidade infantil no hospital em 38%. E a redução dessa taxa se deu em razão dos serviços que nós melhoramos, além dos fluxos e protocolos que também foram implantados”, explicou a diretora da unidade, Francinete Rodrigues.

Carolinne Abrahão, coordenadora do projeto de reestruturação, pontuou que o HCSA atendeu as necessidades e as boas práticas propostas durante os meses de trabalho. Para ela, o resultado serve de combustível. “Naquele dia que tudo parecer o contrário, que tudo tá fora do lugar, parem e pensem nesse resultado. Foi um processo difícil e longo, mas o resultado tá declarado. O HCSA deve ser um espelho para outros hospitais da Amazônia e do país”, falou.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Nunes Marques pede mais 30 dias para analisar processo de cassação do governador de Roraima

Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…

3 horas ago

Roraima reúne agricultores e movimentos sociais para debater o futuro do campo

Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…

7 horas ago

Paciente com doença renal denuncia cancelamento do TFD

Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…

7 horas ago

Vacina contra bronquiolite está disponível em todas as UBS’s de Boa Vista

Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana

8 horas ago

Estudo revela como o consumidor boa-vistense pretende gastar neste Natal

Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos

9 horas ago

Avenida Luiz Canuto Chaves recebe obras de recapeamento

Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…

10 horas ago