Saúde

Hospital de Mucajaí está ‘degradante’, avalia coordenadora do CRM

Em fiscalização no Hospital Estadual Vereador José Guedes, em Mucajaí, o Conselho Regional de Medicina (CRM) constatou péssimas condições na estrutura da unidade. O Conselho realizou a vistoria no último dia 18.

Ao Roraima em Tempo, a Coordenadora do Departamento de Fiscalização do CRM, Rosa Leal disse que a situação está ‘degradante’. Entre os problemas encontrados pela equipe está a falta de água na unidade e infiltração na sala de descanso.

“O médico vai para o plantão de 48h, 24h para tomar um banho de caneca porque não tem água. Então eles colocam água em um balde. Quando eles usam o banheiro, jogam a água na descarga no vaso. Está nessas condições. Conforto não existe lá”, relata.

Além disso, a coordenadora diz que a equipe médica improvisou uma sala para atender à população, pois a unidade está em reforma, o que ela avalia como um ‘ato heroico’.

“Eles estão atendendo, fazendo todo esforço pra tentar atender à população dentro do possível. Está tudo arrumado e limpo nessa sala que eles improvisaram”, conta.

Conforme Rosa Leal, a unidade também não tem condições e nem uma sala para internar pacientes. Por isso, os médicos apenas receitam medicamentos e pede que os pacientes voltem para casa.

“Se precisar de oxigênio, tem que colocar na ambulância e trazer para Boa Vista. Então, não tem condições de ficar lá de jeito nenhum”, avalia.

Sobrecarga de trabalho

No total, o hospital tem uma equipe de cinco médicos, porém a quantidade não é o suficiente para atender à demanda. O CRM estuda a possibilidade de denunciar o caso ao Ministério do Trabalho.

“O resultado disso é que a equipe não cobre, então eles deixam dois médicos durante o dia e um durante a noite. Como resultado é que se houver alguma emergência e precisar remover o paciente, ele não vai, pois o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] não leva sem médico. O médico não pode abandonar o hospital”, argumenta.

De acordo com a coordenadora, a situação pode até causar processos para os profissionais por omissão de socorro.

O CRM já enviou um relatório sobre o caso para o secretário estadual de Saúde, Leocádio Vasconcelos, para a Assembleia Legislativa do Estado e para o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

Citada


A Secretaria de Saúde informa que aguarda o relatório do CRM, mas adianta que o Governo de Roraima iniciou a obra de reforma do Hospital Estadual de Mucajaí Vereador José Guedes Catão.

Neste momento estão sendo realizados os serviços preliminares, ou seja, a fase inicial com base no projeto elaborado para a edificação.

E ressalta que o Hospital não recebia nenhuma reforma há mais de 10 anos. A reforma que está em execução terá investimento de cerca de R$ 2,3 milhões o que vai garantir a revitalização total da unidade.

A Sesau reforça que tem realizado a contratação de mais profissionais de saúde, por meio de processos seletivos para ampliar a capacidade de pessoal nas Unidades incluindo a Unidade de Mucajaí, bem como a remoção para a Capital dos casos em que há a necessidade de acompanhamento mais complexo.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

17 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

26 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

37 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago