Saúde

Idosa com pancreatite não consegue fazer cirurgia por falta de exame no Governo

Francisca Macário leite, 64 anos, sofre com pancreatite por causa de pedras na vesícula, que descobriu após dias internada no Hospital Geral de Roraima (HGR). A Eva Leite, filha da paciente, procurou a reportagem da Rádio 93FM para denunciar que a mãe não consegue fazer a cirurgia, porque o Governo não pagou a clínica conveniada que faz o exame necessário para o procedimento.

A idosa fez uma parte dos exames necessários, mas falta apenas um. Eva Leite, filha da paciente, explica a situação.

“Ela começou a sentir dores aí eu e minha irmã a levamos no Cosme e Silva. Aí lá detectou que o problema era mais sério. Então tivemos que ir para o HGR. Aí no HGR ela ficou internada. Então deu pancreatite, e nisso levaram ela para o Lotty Iria para poder desinflamar e fazer os outros exames. Só que esse último exame que tá faltando, o Estado não está fazendo porque não pagou ainda a empresa que faz esse tipo de exame”.

Trata-se do exame CPRE, que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e imagem de raio-X. Com a pancreatite, Eva explicou que a mãe está impossibilitada de fazer até as atividades mais simples do dia a dia.

“A pedra deslocou da vesícula. Então ela não pode fazer esforço. Praticamente ela não pode fazer nada em casa devido à localização que ela [a pedra] está no momento. Então esse exame é justamente para localizar a pedra para poder fazer a cirurgia no local correto”.

Família busca alternativas

A família continua à espera do exame pela clínica, mas já busca outra saída que é tirar dinheiro do próprio bolso para fazer esse exame em uma clínica particular .

“Nós fizemos uma pesquisa e encontramos de R$ 1220 o exame. Eu e meus irmãos vamos juntar esse valor e vamos mandar fazer particular. Fazer o exame por fora, levar para o HGR para juntar com os que ela já fez para que eles venham a marcar o dia da cirurgia”.

A reportagem procurou a Sesau. Por meio de nota, disse que o HGR está dando alta aos pacientes e no ato da retomada, serão contatados pela equipe da unidade hospitalar para a retomada dos procedimentos.

Fonte: Rádio 93 FM

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

2 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

5 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

5 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

6 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

7 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

8 horas ago