Saúde

Idosa com pancreatite não consegue fazer cirurgia por falta de exame no Governo

Francisca Macário leite, 64 anos, sofre com pancreatite por causa de pedras na vesícula, que descobriu após dias internada no Hospital Geral de Roraima (HGR). A Eva Leite, filha da paciente, procurou a reportagem da Rádio 93FM para denunciar que a mãe não consegue fazer a cirurgia, porque o Governo não pagou a clínica conveniada que faz o exame necessário para o procedimento.

A idosa fez uma parte dos exames necessários, mas falta apenas um. Eva Leite, filha da paciente, explica a situação.

“Ela começou a sentir dores aí eu e minha irmã a levamos no Cosme e Silva. Aí lá detectou que o problema era mais sério. Então tivemos que ir para o HGR. Aí no HGR ela ficou internada. Então deu pancreatite, e nisso levaram ela para o Lotty Iria para poder desinflamar e fazer os outros exames. Só que esse último exame que tá faltando, o Estado não está fazendo porque não pagou ainda a empresa que faz esse tipo de exame”.

Trata-se do exame CPRE, que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e imagem de raio-X. Com a pancreatite, Eva explicou que a mãe está impossibilitada de fazer até as atividades mais simples do dia a dia.

“A pedra deslocou da vesícula. Então ela não pode fazer esforço. Praticamente ela não pode fazer nada em casa devido à localização que ela [a pedra] está no momento. Então esse exame é justamente para localizar a pedra para poder fazer a cirurgia no local correto”.

Família busca alternativas

A família continua à espera do exame pela clínica, mas já busca outra saída que é tirar dinheiro do próprio bolso para fazer esse exame em uma clínica particular .

“Nós fizemos uma pesquisa e encontramos de R$ 1220 o exame. Eu e meus irmãos vamos juntar esse valor e vamos mandar fazer particular. Fazer o exame por fora, levar para o HGR para juntar com os que ela já fez para que eles venham a marcar o dia da cirurgia”.

A reportagem procurou a Sesau. Por meio de nota, disse que o HGR está dando alta aos pacientes e no ato da retomada, serão contatados pela equipe da unidade hospitalar para a retomada dos procedimentos.

Fonte: Rádio 93 FM

Rosi Martins

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

4 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

5 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

5 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

6 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

8 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

9 horas ago