Jovem acamado com fratura na coluna não consegue cirurgia por falta de material no HGR, aponta denúncia

Cirurgia é para colocar oito parafusos para estabilizar a coluna e, por isso, a família teme a demora da Sesau em providenciar material para o procedimento

Jovem acamado com fratura na coluna não consegue cirurgia por falta de material no HGR, aponta denúncia
Pronto Socorro Dr. Francisco Elesbão – Foto: Lara Muniz/Arquivo/Roraima em Tempo

Emerson Silva de Oliveira, 27 anos, sofreu um grave acidente de moto no domingo, 23, na RR-205, e teve fratura na coluna. Ele seguia viagem do município de Alto Alegre sentido Boa Vista, sendo socorrido e levado ao trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR). Na ocasião os médicos apontaram a necessidade de cirurgia de emergência devido a fratura na coluna, mas não chegou sequer, a ser levado ao centro cirúrgico.

A tia do rapaz, Rosemeire Silva, contou que o sobrinho ainda no trauma, recebeu a visita médica que indicou uma cirurgia para colocar oito parafusos na coluna para poder estabilizar. Contudo, o rapaz não pôde fazer porque, conforme o médico, não tinha material para realizar o procedimento. Com isso, o transferiram para o bloco onde segue internado aguardando.

A mulher alegou ainda que outros mais pacientes também estão na mesma situação, no entanto, com dois ou três meses internados. Teoricamente, segundo ela, Emerson é o quinto na fila de prioridade aguardando a vez para fazer a cirurgia.

Emerson está acamado, sem conseguir movimentar uma das pernas. De acordo com a tia, os médicos foram enfáticos em dizer que “a cirurgia para estabilizar a coluna não garante que ele possa voltar a se movimentar“, contou. E a família teme principalmente pela demora. “Quanto mais tempo passar, pior a recuperação, correndo risco dele não voltar a andar e ficar de cadeira de rodas”, disse.

Rosemeire faz apelo ao governo do Estado e à Sesau. “Eu gostaria que o governador olhasse mais para a situação dos pacientes. Porque dizem que a Saúde (do Estado) está boa, mas só sabe quem está lá dentro do hospital com parente internado. Porque é fácil falar, mas não são eles que vivem a situação”, desabafou.

Citada

O Roraima em Tempo pediu posicionamento à Sesau sobre a denúncia e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x