A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta terça-feira (6), um encontro em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, com profissionais da pediatria, acadêmicos de medicina e residentes. O encontro ocorreu no Teatro Municipal.
A ação faz parte da campanha Junho Lilás e o objetivo é sensibilizar sobre a relevância deste exame para a prevenção de doenças congênitas. Durante a manhã, houve palestras voltadas ao tema e, à tarde, um treinamento prático sobre os procedimentos do teste.
A médica pediatra e coordenadora do Serviço de Referência e Triagem Neonatal do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Michele Ferst, primeira palestrante do dia, falou sobre o diagnóstico e a importância da precisão do teste. Ela destacou que deve ser feito, essencialmente, durante a primeira semana de vida da criança.
“Na maioria das vezes, se não há diagnóstico nos primeiros dias, a criança apresenta os sintomas depois de meses, em que já há o dano neurológico. Não adianta começar o tratamento depois que já existem os sintomas. Nosso maior objetivo é começar o tratamento no tempo certo, evitar sequelas e evitar atraso no desenvolvimento”, explicou Michele.
Hospital da Criança e o teste do pezinho
Boa Vista, conhecida como “Capital da Primeira Infância”, oferece o teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). E tem o HCSA como referência estadual reconhecida por Portaria do Ministério da Saúde, e contrato com laboratório credenciado pelo MS para execução de exames. Além disso, a unidade hospitalar atende os casos alterados e faz o tratamento de todas as doenças detectadas no teste.
“O fato de estarmos dando ênfase no dia de hoje é com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da nossa coleta, pois quanto mais preparados estão nossos profissionais, mais confiáveis são os resultados da coleta e a certeza de que podemos ter um ser humano saudável”, declarou Ana Nery, Superintendente de Atenção Básica.
Aline Altoé, médica residente da equipe de pediatria do HCSA ressaltou sobre a necessidade de conscientização sobre o Teste do Pezinho. E o preparo para situações de diagnóstico positivo.
“Um diagnóstico errado, ou até mesmo atrasado, pode prejudicar uma vida inteira, causar sequelas irreversíveis, então o quanto antes fizermos esse diagnóstico, maiores as chances de desenvolvimento da criança. Então acho importante que haja um dia de muito aprendizado como o de hoje”, declarou.
Saúde
Os testes clínicos e laboratoriais neonatais são práticas necessárias para a descoberta antecipada de doenças incapacitantes, congênitas ou então que alterem a qualidade de vida da criança em questão. Assim, oferece a possibilidade de cura, por isso a importância do tratamento feito no tempo certo.
Ao diagnosticar alguma doença, o SUS oferece todo o tratamento e acompanhamento necessário para que a criança tenha a possibilidade de reverter o quadro.
“O Teste do Pezinho é uma ferramenta elementar no controle de danos e deve ser feito com segurança e confiabilidade”, ressaltou Ana Nery.
Fonte: Da Redação