Saúde

Junho vermelho: com estoque de sangue em alerta, Hemocentro realiza ações para convocar doadores

Com estoque de sangue abaixo, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) está realizando ações durante todo o mês um série de ações voltadas ao ‘junho vermelho‘ dedicado ao reforço dos estoques de sangue.

Conforme a a assistência social voluntária do Hemoraima, Terezinha Khan, existe preocupação com o número de bolsas no estoque do hemocentro, dessa forma é importante a campanha de convocação.

“Hoje, o nosso estoque está muito baixo, por isso, estamos fazendo campanhas alusivas ao Junho Vermelho. Todos nós do Hemoraima ficamos preocupados, tendo em vista que o Estado voltou a realizar as cirurgias eletivas.”

Dados

Entre os meses de janeiro a 31 de maio, o órgão já recebeu 6.559 doações de sangue, um número que pode parecer razoável, mas que ainda assim está abaixo das necessidades das unidades hospitalares do estado.

Doadores voluntários

Na semana passada, o órgão realizou uma recepção de doadores voluntários vindos da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano de Roraima (CIPTUR).

Nesta segunda-feira (13) foi a vez dos estudantes do Ceterr (Centro de Educação Técnica e Especializada de Roraima ) e os militares da Base Aérea de Boa Vista.

“Eu vim doar depois de ver uma reportagem que falava que estavam precisando de doação, e também pelo curso que eu faço. Participar dessa doação é uma maneira de mostrar o nosso amor ao próximo”, ressaltou a estudante do Ceterr, Leiliane Sousa.

Como Doar

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador será cadastrado e assim encaminhado para uma entrevista. Em seguida ele passa por uma triagem.

Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado então para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

Vale lembrar ainda que o voluntário que apresentar sintomas de gripe, resfriado, febre e covid-19 precisa aguardar o tempo de isolamento para poder realizar a doação de sangue.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

24 minutos ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

1 hora ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

11 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

13 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

15 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

16 horas ago