Saúde

Justiça determina que Governo de RR instaure comitê para reduzir causas de adoecimento entre profissionais de enfermagem

A pedido do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), a Justiça determinou ao Governo que constitua, no prazo de 180 dias, um comitê responsável por apresentar estudo e propostas, a fim de investigar e avaliar as causas de adoecimento dos profissionais de enfermagem sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

Conforme a sentença, publicada no dia 27 de fevereiro, o Estado também deverá instituir a política de redução das causas de adoecimento dos profissionais de enfermagem em Roraima. Além disso, deve aprimorar projetos e programas voltados para a atenção à saúde do trabalhador e promover o revezamento de pessoal da área. O Goveno deve ainda realizar, no prazo de dois anos, concurso público para ampliar o quadro de profissionais.

Em março de 2020, a Promotoria de Defesa da Saúde ajuizou Ação Civil Pública após verificar irregularidades apontadas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) na prática da atividade que prejudicam a saúde dos profissionais. Por exemplo: precariedade da estrutura, escassez de equipamentos, insumos e medicamentos nas unidades hospitalares. Outro problema era a sobrecarga de trabalho em razão das escalas e plantões.

De acordo com o promotor de defesa da saúde, Igor Naves, é essencial que os profissionais estejam saudáveis e aptos para atender aos pacientes.

“O Ministério Público não tem apenas a preocupação que o Estado tenha profissionais de enfermagem em número suficiente para atender à população de Roraima. Mas principalmente, que eles tenham a integridade física, mental e emocional intacta. E para isso, é necessário que haja uma política de redução de causa de adoecimento instituída e vigorando”, disse. 

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

2 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

4 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

4 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

4 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

6 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

7 horas ago