Saúde

Lula sanciona programa de reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica

O presidente Lula sancionou a Lei nº 15.116/2025, que cria o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 3. A medida visa garantir a prestação de serviços odontológicos para reconstrução e reparação às vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal.

O programa tem como objetivo assegurar o tratamento odontológico necessário à plena recuperação bucal das vítimas. Isso inclui procedimentos de reconstrução, próteses, tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços. O atendimento odontológico previsto na Lei será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.

Para acesso ao programa, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência, conforme regulamentação.

O Poder Executivo deverá regulamentar a Lei para definir os critérios de acesso ao programa, além de detalhar os procedimentos de atendimento odontológico e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, a fim de aprimorar a prestação de serviços odontológicos.

Impactos físicos e emocionais

Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional.

Neste sentido, o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica representa um avanço significativo na assistência às mulheres, uma vez que, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação de sua saúde bucal, atua no sentido de devolver o mínimo de dignidade às vítimas.

Fonte: Agência GOV

Lara Muniz

Recent Posts

Escritor roraimense disponibiliza gratuitamente cordel que inspirou filme vencedor de prêmios internacionais

Obra foi publicada em 2019 e ganhou ainda as versão de livro infantil

6 horas ago

Caixa contratou mais de R$ 500 Milhões do crédito do trabalhador

Desde o início da operação foram mais de 40 mil contratos

8 horas ago

Caminhoneiros reclamam de condições para descanso nas estradas

Debate vai trazer respeito aos motoristas e segurança aos fiscalizadores

9 horas ago

Garrafas de água: especialista alerta para cuidados na higienização e desmistifica perigos

É preciso estar atento aos cuidados com a higiene desses recipientes, que podem se tornar…

10 horas ago

Segurança morre afogado durante festival em Normandia

Vítima de 20 anos, foi convidado para uma competição de natação após ingerir comida. Ele…

10 horas ago

Corpo é encontrado em córrego raso na Comunidade Indígena Raimundão em Alto Alegre

Vítima é um homem. Polícia localizou o cadáver próximo da residência que ele morava

11 horas ago