Saúde

Mais de 52 mil jovens com o vírus HIV evoluíram para AIDS nos últimos dez anos, aponta Ministério da Saúde

Mais de 52 ml jovens com o vírus HIV, evoluíram para a Síndrome da Imunodeficiência Humana, em inglês, AIDS. Os dados são do Ministério da Saúde.

São significativos os avanços que a ciência e a tecnologia trouxeram para o combate ao HIV. Conhecer a sorologia positiva de forma precoce aumenta muito a expectativa e a qualidade de vida de uma pessoa que vive com o vírus.

Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento. No entanto, entre 2011 e 2021, mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Ainda segundo o documento, desde o primeiro caso, em 1980, houve o registro de 1.088.536 casos de AIDS.

Óbitos

Além disso, em 2021, mais de 11 mil pessoas morreram pela doença. A razão foi o agravo, com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,2 óbitos por 100 mil habitantes. Índice que sofreu decréscimo de 26,4% entre 2014 e 2021.

Embora se observe uma diminuição de casos nos últimos anos, a pasta ministerial ressalta que parte dessa redução pode estar relacionada à subnotificação, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Estabilidade no Brasil

Nesse contexto, a infecção pelo HIV é considerada estabilizada no Brasil, porém, ainda em patamares elevados. Se trata de uma condição crônica. Ela pode ser controlada por meio do diagnóstico oportuno e do tratamento. E não transmitam HIV por via sexual.

Quem se testa com regularidade e busca tratamento no tempo certo, ganha muito em qualidade de vida. Por exemplo: mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV, se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. No Brasil, exames laboratoriais e testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses são gratuitos pelo SUS, nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

HIV no mundo

No ano de 2021, mais de 750 mil homens em todo o mundo adquiriram HIV. Naquele ano, eles representaram 51% das novas infecções pelo vírus.

Pelo menos 1,5 milhão de pessoas se tornaram recém-infectadas por HIV no mesmo ano de 2021. No total, esse número já passa de 84 milhões de pessoas infectadas desde o início da epidemia.

Proteção

Do mesmo modo, uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é um método seguro e eficaz para proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Por fim, é importante que não haja automedicação e que o tratamento seja prescrito por um profissional de saúde habilitado.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

8 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

10 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

11 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

14 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

14 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

17 horas ago