
A partir de abril, Roraima vai contar com mais 13 profissionais do programa Mais Médicos, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Eles ficarão distribuídos entre três localidades. São três no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, nove no DSEI Yanomami e um em Uiramutã.
Atualmente, Roraima tem 366 vagas ativas no Mais Médicos. Desse total, 332 estão ocupadas e 14 estão em processo de ocupação. Os profissionais atuam nos 15 municípios do estado e, desse modo, alcançam cerca de 677 mil habitantes.
Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 45 dos médicos em Roraima estão fixados em municípios considerados de muito alta vulnerabilidade e, além disso, outros 40 estão em regiões de alta vulnerabilidade.
Novo edital
Roraima também foi contemplada no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo seis destinados ao estado. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família.
Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. Quatro municípios roraimenses terão contratações imediatas e 11 para cadastro reserva. A região da Amazônia Legal será contemplada com 473 vagas em 709 cidades.
Prontuário eletrônico
Uma importante ferramenta que vai contribuir para a eficiência no atendimento é o e-SUS APS, o prontuário eletrônico do SUS. Gratuito, ele permite a integração das informações dos pacientes entre atenção primária e atenção especializada. Isso possibilita que os profissionais acompanhem o histórico de consultas, exames e tratamentos de forma rápida e eficiente, reduzindo assim o tempo de espera e garantindo um atendimento mais completo.
Fonte: Da Redação