Saúde

Maternidade suspende cesáreas por falta de insumos, diz denúncia

A Maternidade Nossa Senhora de Nazaré suspendeu as cirurgias de parto cesárea, diz denúncia. Parentes de pacientes relataram a situação à Rádio 93 FM nesta quinta-feira (29).

Segundo a denúncia de Elizangela Matos, mãe de Cinthya dos Santos, 25 anos, que está internada na maternidade desde segunda-feira (26), a unidade não teria compressas de pano e fio cirúrgico. Sem o material os médicos não realizam as cirurgias de cesárea.

“Ela está esperando para fazer uma cesárea que o bebê dela é grande e ela não tem condição de ter normal. O médico obstetra que faz o acompanhamento no posto de saúde encaminhou justamente por conta disso, para que ela não precise fazer uma cirurgia de emergência, mas até agora nada foi resolvido na maternidade”, relatou.

Ainda de acordo com Elizangela, a filha começou a sentir dores nesta quinta-feira. No entanto, ao conversar com os médicos, foi informada que deveria esperar, pois ela não está incluída na lista de casos de emergência.

“Então é assim, tem que esperar chegar a emergência, chegar a correr risco de vida que é para poder ir para o centro cirúrgico. Aí nessas horas aparece o material?” indagou a acompanhante.

A mãe da paciente avaliou a situação como revoltante e disse que vai procurar o Ministério Público de Roraima (MPRR) para denunciar a situação.

“Ela já está com 41 semanas e é um risco tanto pra ela quanto para o bebê. De repente ela começa a ter contrações e vai para uma cesárea de risco sem necessidade, já que ela tá lá há dias e o nenê já está pronto para nascer”, concluiu.

Caso semelhante

Acompanhantes de pacientes da Maternidade já haviam procurado o Roraima em Tempo nessa terça-feira (27) para denunciar a falta de material.

Questionada sobre a denúncia, a Secretaria de Saúde informou que havia reabastecido a unidade de saúde com kits de compressa, utilizados nas cirurgias.

A pasta afirmou ainda que “os estoques das unidades de saúde são reabastecidos conforme solicitação de cada unidade hospitalar. Assim que os pedidos chegam à Coordenação de Assistência Farmacêutica são atendidos de forma imediata, garantindo a continuidade do serviço prestado à população”.

Já nesta quinta-feria, a Sesau informou em nota que “diariamente a Coordenadoria De Gestão e Assistência Farmacêutica faz o repasse de insumos necessários para realizar os procedimentos cirúrgicos, mas devido à alta de demanda de atendimentos, as unidades encontram dificuldade para manter o estoque com saldo positivo“.

MPRR fiscaliza Maternidade

No dia 21 de julho o MPRR fez uma fiscalização na Maternidade, depois de receber denúncia de um pai de um recém-nascido.

De acordo com o pai do bebê, a criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 13 de julho, por falta de um especialista para realizar o exame necessário.

Fonte: Rádio 93 FM

Bryan Araújo

Recent Posts

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

2 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

6 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

7 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

8 horas ago

Aprovado financiamento de imóveis maior para famílias de baixa renda

Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…

8 horas ago

Senado rejeita urgência para votação de projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho no país

Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos

9 horas ago