Médica endoscopista expõe falta de kits que previnem hemorragia esofágica no HGR

Segundo a profissional, equipamento está em falta há dois meses na unidade. Conforme ela, vários pacientes precisaram dos kits neste final de semana, mas não havia

Médica endoscopista expõe falta de kits que previnem hemorragia esofágica no HGR
Fachada do HGR – Foto: Rosi Martins

Uma médica endoscopista do Hospital Geral de Roraima usou as redes sociais neste último final de semana de semana para denunciar que, há 60 dias, a unidade não dispõe de kits de ligadura elástica.

Entre outras funções, o equipamento é também utilizado para tratar varizes no esôfago. Segundo a profissional, a única forma segura de salvar alguém com esse problema é ligando essas varizes, o que pode ser feito com o kit de ligadura elástica. O procedimento ajuda a prevenir sangramentos.

Em um dos stories publicados pela médica, ela relata que foram vários os chamados para exames endoscópicos de emergência neste final de semana. A profissional conta que precisou de cinco kits, mas não havia.

“Esse final de semana tá pegando fogo de tantos exames de emergência. Sangramento e espinha de peixe são os principais chamados”, destacou a endoscopista.

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para pronunciamento e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x