CRM defende vacinação após fala polêmica de médico

O CRM se pronunciou sobre as afirmações feitas pelo médico Petrônio Araújo

CRM defende vacinação após fala polêmica de médico
Facebook Petrônio Araújo

Em vídeo compartilhado amplamente nas redes sociais durante esse fim de semana, o médico cardiologista Petrônio Araújo afirma que contrair o vírus da Covid-19 é mais eficaz do que tomar as vacinas contra o novo coronavírus. A declaração do profissional da saúde não tem respaldo científico.

“Eu queria salientar para vocês que as pessoas que já foram acometidas por essa doença, já estão imunizadas com o vírus vivo, com o vírus ativo que está circulando na região. Então a imunização dessas pessoas é superior. É melhor do que das vacinas, do que todas as vacinas. Então a pessoa não precisa se vacinar”, afirmou Araújo.

Em seguida o profissional da saúde aponta que as pessoas correm o risco de desenvolver doenças cardíacas ao tomar o imunizante. 

“Tem vacina que provoca trombose que pode dar infarto e derrame e tem vacinas que provocam inflamação no coração, provoca miocardite e depois dessa miocardite vai evoluir para uma miocardiopatia dilatada”, relatou o profissional.

Ainda conforme o médico, algumas das vacinas disponíveis não possuem eficácia contra o Covid-19.“As vacinas gente, elas têm alguns problemas. Desde a vacina que não imuniza quase ninguém, que tem gente que já tomou as duas doses e não conseguiram imunização e foram afetadas pela doença e morreram”, declarou o cardiologista.

CRM defende vacinação

Em áudio enviado à Rádio 93 FM, o infectologista e segundo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), Domingos Sávio, se pronunciou sobre as afirmações feitas pelo médico Petrônio Araújo.

De acordo com Domingos, o CRM e o Conselho Federal de Medicina (CFM) apoiam a campanha de vacinação contra a Covid-19. Ainda segundo ele, todas as vacinas disponíveis são seguras e eficazes.

“A gente faz um apelo à população para que procurem os postos e se vacinem, inclusive, naquelas vacinas que precisam de segunda dose. As pessoas realmente têm que tomar a segunda dose, pois só começam a ficar realmente imune e desenvolver os anticorpos 15 dias após a segunda dose”, ressaltou.

Baixa procura

Na semana passada, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), avaliou que o cenário de baixa imunização em Boa Vista se mostra “perigoso”. A declaração foi dada ao Roraima em Tempo na quarta-feira (14).

“Apesar de ser uma grande vitória, isso [antecipação da vacinação] acontece porque muitas pessoas estão deixando de procurar o posto de vacinação. Isso é perigoso”, disse Arthur.

Boa Vista enfrenta dificuldades na campanha devido à propagação de fake news e o medo das reações provocadas pelos imunizantes.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alaor Santana

Um médico sem noção….

1
0
Would love your thoughts, please comment.x