Saúde

CRM defende vacinação após fala polêmica de médico

Em vídeo compartilhado amplamente nas redes sociais durante esse fim de semana, o médico cardiologista Petrônio Araújo afirma que contrair o vírus da Covid-19 é mais eficaz do que tomar as vacinas contra o novo coronavírus. A declaração do profissional da saúde não tem respaldo científico.

“Eu queria salientar para vocês que as pessoas que já foram acometidas por essa doença, já estão imunizadas com o vírus vivo, com o vírus ativo que está circulando na região. Então a imunização dessas pessoas é superior. É melhor do que das vacinas, do que todas as vacinas. Então a pessoa não precisa se vacinar”, afirmou Araújo.

Em seguida o profissional da saúde aponta que as pessoas correm o risco de desenvolver doenças cardíacas ao tomar o imunizante. 

“Tem vacina que provoca trombose que pode dar infarto e derrame e tem vacinas que provocam inflamação no coração, provoca miocardite e depois dessa miocardite vai evoluir para uma miocardiopatia dilatada”, relatou o profissional.

Ainda conforme o médico, algumas das vacinas disponíveis não possuem eficácia contra o Covid-19.“As vacinas gente, elas têm alguns problemas. Desde a vacina que não imuniza quase ninguém, que tem gente que já tomou as duas doses e não conseguiram imunização e foram afetadas pela doença e morreram”, declarou o cardiologista.

CRM defende vacinação

Em áudio enviado à Rádio 93 FM, o infectologista e segundo vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), Domingos Sávio, se pronunciou sobre as afirmações feitas pelo médico Petrônio Araújo.

De acordo com Domingos, o CRM e o Conselho Federal de Medicina (CFM) apoiam a campanha de vacinação contra a Covid-19. Ainda segundo ele, todas as vacinas disponíveis são seguras e eficazes.

“A gente faz um apelo à população para que procurem os postos e se vacinem, inclusive, naquelas vacinas que precisam de segunda dose. As pessoas realmente têm que tomar a segunda dose, pois só começam a ficar realmente imune e desenvolver os anticorpos 15 dias após a segunda dose”, ressaltou.

Baixa procura

Na semana passada, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), avaliou que o cenário de baixa imunização em Boa Vista se mostra “perigoso”. A declaração foi dada ao Roraima em Tempo na quarta-feira (14).

“Apesar de ser uma grande vitória, isso [antecipação da vacinação] acontece porque muitas pessoas estão deixando de procurar o posto de vacinação. Isso é perigoso”, disse Arthur.

Boa Vista enfrenta dificuldades na campanha devido à propagação de fake news e o medo das reações provocadas pelos imunizantes.

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

Sebrae Roraima promove festival cultural com música, espaços gastronômicos, vendas e exposições em Boa Vista

Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril

14 horas ago

Saiba como aumentar segurança da sua conta Gov.br

Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…

15 horas ago

Juros do cartão de crédito sobem em fevereiro e atingem maior patamar desde 2017

Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…

16 horas ago

Setores alimentícios e de transformação serão produtos-pilotos do Selo Verde

Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil

18 horas ago

História antiga: Deserto do Saara abrigou linhagem de populações isoladas

Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia

19 horas ago

Páscoa: Procon Boa Vista dá dicas para compras de doces seguras

Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…

21 horas ago