Médicos do Governo de RR anunciam greve a partir de 3 de março

Entre as reivindicações estão progressões, revisão geral de 11%, melhores condições de trabalho e a conclusão da reforma da maternidade

Médicos do Governo de RR anunciam greve a partir de 3 de março
Foto: Divulgação

O Sindicato dos Médicos do Estado de Roraima (Simed-RR) anunciou greve nesta sexta-feira (24). De acordo com o comunicado, a paralisação terá início no dia 3 de março.

“Pelo presente, o Sindicato dos Médicos do Estado de Roraima-Simed-RR, vem informar a população e as autoridades competentes do Estado de Roraima, que a partir do dia 03 de amrço de 2023, toda a classe médica roraimense irá paralisar (greve) suas atividades prestadas no serviço público estadual de saúde por tempo indeterminado”, diz trecho do comunicado.

Os médicos alegam o descaso com qual o Governo do Estado vem conduzindo a saúde pública. Principalmente no que diz respeito à falta de condições mínimas e dignas de trabalho para a classe.

Entre as reivindicações estão:

  • Progressões horizontais e verticais;
  • Revisão geral de 11% de 2022;
  • Adicionais de qualificação;
  • Cálculo do retroativo do enquadramento dos médicos – PCCR;
  • Melhores condições de trabalho e fornecimento de insumos e medicamentos para um melhor atendimento à sociedade;
  • Conclusão da reforma da maternidade;
  • Prorrogação do contrato com seletivados até a realização de um novo concurso para a área.

No texto, o sindicato ressalta que as reivindicações são decorrentes de descumprimento de acordos que o Estado fez com os médicos. O sindicato destaca ainda que todas as unidades de saúdo do Governo estão com déficit de médicos. E que assim, os profissionais estão sobrecarregados. Além disso, causa prejuízo na qualidade do serviço.

Efetivo durante a greve:

  • Blocos hospitalares: 30%
  • Urgência/Emergência/UTI/Samu: 50%
  • Centros Cirúrgicos: Somente cirurgias de emergências e oncológicas
  • Vacinação: Somente emergência (antirrábica)

Por fim, o Sindicato afirmou que, mesmo com o esgotamento de todas as tentativas de negociação amigáveis, segue aberto ao diálogo.

Citado

A reportagem procurou o Governo de Roraima para pedir posicionamento. Por meio de nota, a Sesau disse que recebeu com surpresa o indicativo da greve e que até o momento não recebeu nenhum documento formal indicando as possíveis paralisações.

Disse ainda que “houve tratativas para atender as reivindicações da categoria, em reunião realizada com membros do sindicato no último dia 16. Na ocasião, ficou estabelecido o atendimento de parte dos pedidos dos profissionais, no prazo de 20 dias, e prorrogação por igual período.”

Já sobre o Adicional de Qualificação solicitado pelos médicos, a Sesau disse que o documento que permite o pagamento do referido já foi para publicação no Diário Oficial.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x