Campanha nacional de vacinação contra Poliomielite/Foto:Divulgação/PMBV
O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (1ª) um novo plano de combate a poliomielite. Objetivo é organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios. Entre as ações prioritárias, está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.
Leia também:
O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte queda da cobertura vacinal desde 2015 preocupa. No ano passado, o índice ficou abaixo de 70%, quando a recomendação é de 95%.
Dessa forma, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou de um caso suspeito registrado no Pará. E, pediu que a população assim se vacine.
Logo, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, reafirmou que o risco de retorno da poliomielite é real nas Américas.
Conforme o Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Resposta a Evento de Detecção de Poliovírus e Surto de Poliomielite pretende estabelecer uma resposta coordenada, diretrizes e cronogramas para o fluxo de notificação, investigação e também a avaliação dos casos.
Por fim, nos dias 17 e 18 deste mês, o plano deve ser discutido com os estados. A capacitação de profissionais está marcada para o primeiro semestre de 2023.
Fonte: Da Redação
Processo está parado desde o dia 11 de novembro, quando o ministro fez o segundo…
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…
Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana
Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos
Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…