Ministério da Saúde declara estado de emergência na TI Yanomami

Ainda nesta sexta-feira (20), o presidente Lula criou um Comitê de Coordenação Nacional para enfrentar crise sanitária na região

Ministério da Saúde declara estado de emergência na TI Yanomami
Criança Yanomami durante crise na saúde dentro da comunidade – Foto: Divulgação

Através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou estado de emergência na Terra Indígena Yanomami após casos de desnutrição e malária na região.

Ainda ontem, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um Comitê de Coordenação Nacional para enfrentar crise sanitária na TI Yanomami. O grupo deve apresentar plano de ações para enfrentar a situação em até 90 dias.

Conforme a portaria, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Yanomami (COE) deve coordenar os trabalhos de enfretamento na região. Além disso, o órgão ficará a cargo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O presidente Lula vem a Roraima neste sábado (21) com o intuito de verificar as estruturas de atendimento à saúde indígena. A previsão é que ele chegue a Boa Vista às 09h30.

Saúde indígena

A saúde indígena de Roraima é de responsabilidade do Governo Federal e tem enfrentado muitos problemas nos últimos anos.

Tema de várias reportagens de nível nacional, o atendimento aos indígenas vive o pior momento. Isto devido a falta de gerência no Dsei Leste e Dsei Yanomami.

Os dois órgãos então não prestaram a devida assistência e os povos indígenas chegaram até mesmo a ficar sem remédios para todos os tipos de tratamento.

Desvio de medicamentos

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal (PF) realizou operação com objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y).

Foram cumpridos assim 10 mandados de busca e apreensão, no estado de Roraima, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x