Fotos: Julia Prado/MS
Após a aprovação do registro da vacina contra a Chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde vai solicitar a sua incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS).
A expectativa é que, uma vez aprovada, a vacina seja incorporada ao calendário nacional de vacinação, fortalecendo as ações de combate à doença no Brasil.
O laboratório Valneva desenvolveu a vacina contra a Chikungunya em parceria no Brasil com o Instituto Butantan.
A Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e da Zika. A doença causa febre alta, assim como dores intensas nas articulações, podendo evoluir para dor crônica em alguns casos. O vírus entrou no Brasil em 2014 e, atualmente, todos os estados registram casos. Até 14 de abril deste ano, o Brasil registrou 68,1 mil casos da doença, com 56 óbitos confirmados.
A vacina da Valneva já teve aprovação de importantes agências regulatórias internacionais, como a FDA (Estados Unidos) e a EMA (Agência Europeia de Medicamentos), para uso em adultos.
O imunizante é uma recombinante atenuada, de dose única, indicada para pessoas maiores de 18 anos que estejam em risco elevado de exposição ao vírus. Por outro lado, é contraindicada para gestantes e indivíduos imunocomprometidos.
A produção inicial ocorrerá na Alemanha, pela empresa IDT Biologika GmbH, com previsão de transferência de tecnologia para fabricação futura no Brasil pelo Instituto Butantan.
A Anvisa concedeu o registro após análise do dossiê apresentado, que incluiu dados clínicos, de produção e qualidade. Estudos demonstraram que a vacina induz uma resposta robusta de anticorpos neutralizantes com segurança.
Para a autorização, a Anvisa e o Instituto Butantan firmaram um Termo de Compromisso, que prevê estudos adicionais de efetividade, segurança, bem como de farmacovigilância ativa no Brasil.
Fonte: Da Redação
Projeto criado em 1993, promove educação com acompanhamento psicossocial e pedagógico aos integrantes
Na mesma data vence a primeira parcela do imposto para aqueles que optaram pelo pagamento…
De acordo com a denúncia, obras da escola na comunidade São Matheus estão paradas há…
Dois irmãos são empresários em Boa Vista que estariam envolvidos em esquema de pirâmide. Eles…
Obra no bairro Centenário iniciou em outubro de 2024
Compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED