Saúde

MP abre procedimento para investigar falta de medicamento para AVC na Saúde de RR

O Ministério Público de Roraima (MP) instaurou investigação sobre a falta do medicamento Alteplase na rede de saúde estadual. O fármaco é para o tratamento de infarto, embolia pulmonar e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O documento é do último dia 2 de fevereiro e quem assina é o Promotor de Justiça, Igor Naves Belchior da Costa, da Promotoria de Justiça da Saúde.

No mesmo dia, o órgão abriu inquérito para investigar a falta de material cirúrgico para a realização de parto cesariana na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

MP e investigações

Anteriormente, em setembro de 2021, o MP investigou falta de insumos no Hospital das Clínicas, assim como na maternidade. À época, as investigações apuravam a falta dos medicamentos Citrato de cafeína e Anfotericina B Complexo Lipídico.

Já em agosto do mesmo ano, a Promotoria de Justiça da Saúde abriu inquérito para apurar a falta de remédio para pacientes com Aids.

Além disso, em julho, o promotor de Saúde inspecionou o Coronel Mota. No local, ele constatou a falta de anestesia para pequenas cirurgias bem como a ausência de profissionais.

“Um dos problemas que atinge não somente a Clínica Especializada, mas a maioria das unidades de saúde estaduais é a falta de médicos ou exames de algumas especialidades, o que precisa ser solucionado com urgência pelo Poder Público”, afirmou Igor Naves.

Por outro lado, em Caracaraí, região Sul de Roraima, o alvo das investigações foi o Hospital Irmã Aquilina. O procedimento era para apurar a falta de servidores, medicamentos e ambulâncias na unidade.

Citada

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o estoque do medicamento está em situação regular desde dezembro de 2021. Além disso, acrescentou que “a quantidade adquirida supre a necessidade das unidades pelo período de seis meses”.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

40 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

49 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

59 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago