Saúde

MPRR pede que governo forneça remédio em falta desde 2019 para crianças com autismo

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) pediu que a Justiça obrigue o governo a fornecer um remédio para duas crianças com autismo. A ação é do promotor Joaquim Eduardo dos Santos.

De acordo com a denúncia, feita pela mãe das crianças na Promotoria de Caracaraí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não fornece o medicamento desde o ano de 2019.

A mãe levou ao MPRR o laudo médico dos filhos e comprovou a necessidade de tomar o medicamento. Para o promotor, o remédio é um direito à vida, garantido pela Constituição.

Além disso, o órgão diz que, durante as investigações, procurou a Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, o remédio não faz parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune).

Sesau prometeu comprar remédio

Em seguida, o MPRR buscou a Sesau, que informou que compraria o remédio. No entanto, até julho de 2021, o medicamento não estava disponível.

“Por este motivo, o Ministério Público busca a intervenção do Poder Judiciário, diante da inércia dos agentes políticos
estaduais
, com o ajuizamento da presente Ação Civil Pública com o objetivo de garantir o fornecimento de Risperidona 1mg”, diz o promotor.

Caso o fornecimento imediato e integral do medicamento não seja feito, o MPRR pediu uma multa diária de R$ 5 mil. O valor será revestido para entidade assistencial ou beneficente de Caracaraí.

Citada

Em nota, a Sesau afirmou que o medicamento está disponível e que o usuário deve estar cadastrado no Sistema de Assistência Farmacêutica de acordo com os Protocolos do Ministério da Saúde.

Para o Protocolo de Autismo, o paciente deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência, cartão SUS, laudo médico, receita de controle especial, exames de colesterol, triglicerídeos, dentre outros.

Ressalta-se que, após entrega de toda documentação o cadastro é submetido a avaliação da médica reguladora e assim, dispensado ao usuário. O local de atendimento fica na Avenida Mário Homem de Melo 4467; bairro Caimbé, com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às18h“.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

10 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

1 hora ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

3 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

4 horas ago