Vacinação de jovens tem baixa adesão em Roraima - Foto: Divulgação/prefeitura de Boa Vista
O Ministério Público (MPRR) pediu que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) faça campanha para estimular a vacinação contra a Covid-19 em jovens e adolescentes.
O órgão também mandou o documento para o Sindicato das Escolas Particulares. As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde apoiam a medida.
Para o ministério, as ações podem evitar uma queda ainda maior da vacinação. Nas últimas semanas, o estado tem uma baixa procura pela vacina.
O jornal mostrou que as fake news e o medo das reações às vacinas são os fatores para a queda. Em Boa Vista, 53,6 mil jovens de 18 a 29 anos não se vacinaram.
A falta de interesse pode levar Boa Vista a enfrentar um aumento de casos de Covid-19. Diversas ações têm sido feitas. E, mesmo assim, os jovens continuam sem buscar a vacina.
Conforme o MPRR, a secretaria, bem como o sindicato, devem fazer ações educativas de como se proteger e evitar a transmissão do vírus.
“Fica recomendado cumprir integralmente as políticas de prevenção e combate [à Covid-19] estipuladas pelo Ministério da Saúde, informando e garantindo providências nas unidades escolares”, diz.
Além disso, se os pais não levarem os filhos para vacinar, as secretarias devem chamar o Conselho Tutelar.
No dia 2 deste mês, o MPRR pediu que as secretarias de Educação avaliassem o retorno das aulas presenciais. Contudo, a volta depende da cobertura vacinal.
De acordo com o órgão, é preciso debater o retorno, mas as escolas têm que observar as condições de segurança sanitária dos alunos e servidores.
Na capital, as escolas retomam as aulas presenciais no dia 13 de setembro. Por outro lado, o governo ainda não deu uma previsão de data.
Por Yara Walker
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…