Mulher com aneurisma internada no HGR espera respostas para TFD há quatro meses

Familiares enviam mensagens para o setor responsável pelo TFD mas a equipe diz que não tem resposta

Mulher com aneurisma internada no HGR espera respostas para TFD há quatro meses
Fachada do HGR Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Jaciara Soares Araújo, deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 23 de julho, com fortes dores de cabeça e desmaios. Logo após, sendo encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de um aneurisma. A confirmação do diagnóstico da doença só aconteceu um mês depois, quando então, realizou uma arteriografia.

Como paciente teve várias intercorrências ficando descompensada, como resultado, foram e idas e vindas da UTI. Após estabilização do quadro, a unidade a transferiu para bloco F.

“Diante do quadro o médico reforçou que ela tem grande possibilidade de sangrar novamente a qualquer momento. Por conta da gravidade foi solicitado pelo médico um pedido de tratamento fora de domicílio (TFD)”, disse a irmã que prefere não se identificar.

De acordo com a irmã, no dia 24 de outubro, a secretária adjunta de saúde, Adilma Rosa de Castro Lucena, conversou o médico que acompanha o caso. Disse ainda que estavam resolvendo tudo para encaminha-la para a realização desse TFD. Contudo no dia 23 de novembro completaram os quatro meses de internação no HGR sem resposta.

“Tem um mês que a secretária adjunta esteve aqui pessoalmente e continuamos sem informações de quando será realizado essa viagem para o TFD. Todos os dias envio mensagem para o setor responsável pelo TFD e a resposta é sempre a mesma: Ainda não obtivemos resposta”, explicou indignada.

Inconformados pela demora a família busca entrar com uma ação judicial para celeridade do tratamento. “Toda documentação foi entregue para a realização desse TFD e os documentos foram entregues na Secretaria de Saúde no dia 12 de setembro. Diante das negativas de outros estados com relação ao fornecimento de vaga para o procedimento resolvemos entrar por via judicial”, declarou.

Outro lado

Procurada para falar sobre o caso, a Secretaria de Saúde (SESAU) informou que o processo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Jaciara iniciou no dia 12 de setembro. A liberação liberação será a qualquer momento dependendo da disponibilidade de vaga em unidade na rede SUS em outro Estado.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x