Saúde

Mulher com aneurisma internada no HGR espera respostas para TFD há quatro meses

Jaciara Soares Araújo deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 23 de julho, com fortes dores de cabeça e desmaios. Logo após, sendo encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de um aneurisma. A confirmação do diagnóstico da doença só aconteceu um mês depois, quando então, realizou uma arteriografia.

A paciente teve várias intercorrências ficando descompensada, como resultado, foram e idas e vindas da UTI. Após estabilização do quadro, a unidade a transferiu para bloco F.

“Diante do quadro o médico reforçou que ela tem grande possibilidade de sangrar novamente a qualquer momento. Por conta da gravidade foi solicitado pelo médico um pedido de tratamento fora de domicílio (TFD)”, disse a irmã que prefere não se identificar.

De acordo com a irmã, no dia 24 de outubro, a secretária adjunta de saúde, Adilma Rosa de Castro Lucena, conversou o médico que acompanha o caso. Disse ainda que estavam resolvendo tudo para encaminhá-la para a realização desse TFD. Contudo, no dia 23 de novembro, completaram os quatro meses de internação no HGR sem resposta.

“Tem um mês que a secretária adjunta esteve aqui pessoalmente e continuamos sem informações de quando será realizada essa viagem. Todos os dias envio mensagem para o setor responsável pelo TFD e a resposta é sempre a mesma: Ainda não obtivemos resposta”, explicou indignada.

Inconformados pela demora a família busca entrar com uma ação judicial para celeridade do tratamento. “Toda documentação foi entregue para a realização desse TFD na Secretaria de Saúde no dia 12 de setembro. Diante das negativas de outros estados com relação ao fornecimento de vaga para o procedimento, resolvemos então, entrar por via judicial”, declarou.

Outro lado

Procurada para falar sobre o caso, a Secretaria de Saúde (SESAU) informou que o processo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Jaciara iniciou no dia 12 de setembro. A liberação será a qualquer momento dependendo da disponibilidade de vaga em unidade na rede SUS em outro Estado.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Polícia encontra canoa furtada em Alto Alegre no município de Amajari

Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil

4 horas ago

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

7 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

7 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

8 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

9 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

9 horas ago