Saúde

Mulher com aneurisma internada no HGR espera respostas para TFD há quatro meses

Jaciara Soares Araújo, deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no dia 23 de julho, com fortes dores de cabeça e desmaios. Logo após, sendo encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de um aneurisma. A confirmação do diagnóstico da doença só aconteceu um mês depois, quando então, realizou uma arteriografia.

A paciente teve várias intercorrências ficando descompensada, como resultado, foram e idas e vindas da UTI. Após estabilização do quadro, a unidade a transferiu para bloco F.

“Diante do quadro o médico reforçou que ela tem grande possibilidade de sangrar novamente a qualquer momento. Por conta da gravidade foi solicitado pelo médico um pedido de tratamento fora de domicílio (TFD)”, disse a irmã que prefere não se identificar.

De acordo com a irmã, no dia 24 de outubro, a secretária adjunta de saúde, Adilma Rosa de Castro Lucena, conversou o médico que acompanha o caso. Disse ainda que estavam resolvendo tudo para encaminhá-la para a realização desse TFD. Contudo, no dia 23 de novembro, completaram os quatro meses de internação no HGR sem resposta.

“Tem um mês que a secretária adjunta esteve aqui pessoalmente e continuamos sem informações de quando será realizada essa viagem. Todos os dias envio mensagem para o setor responsável pelo TFD e a resposta é sempre a mesma: Ainda não obtivemos resposta”, explicou indignada.

Inconformados pela demora a família busca entrar com uma ação judicial para celeridade do tratamento. “Toda documentação foi entregue para a realização desse TFD na Secretaria de Saúde no dia 12 de setembro. Diante das negativas de outros estados com relação ao fornecimento de vaga para o procedimento, resolvemos então, entrar por via judicial”, declarou.

Outro lado

Procurada para falar sobre o caso, a Secretaria de Saúde (SESAU) informou que o processo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Jaciara iniciou no dia 12 de setembro. A liberação será a qualquer momento dependendo da disponibilidade de vaga em unidade na rede SUS em outro Estado.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Governo Federal destina mais de R$ 150 milhões para ações do Programa Saúde na Escola em Roraima

Estado tem oito municípios habilitados a receber os recursos

26 minutos ago

‘Ela Pode’: programa capacita mulheres para o empreendedorismo em Boa Vista

Treinamento acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro. Saiba como participar

1 hora ago

Obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Boa Vista são concluídas

Cerimônia de entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira, 28

3 horas ago

Turmas de Balé e Dança se apresentam em dois espetáculos nesta sexta-feira, 29

Espetáculos acontecem na sala Roraimeira do Teatro Municipal e marcam o encerramento das atividades neste…

4 horas ago

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser depositada hoje

A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a…

5 horas ago

Sine oferta 59 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 29

Interessados têm até as 13h30 para se cadastrar na Setrabes

6 horas ago