O Roraima em Tempo recebeu, nesta quarta-feira (21), a denúncia de que não há clamp umbilical na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.
O item é usado para “selar” o cordão umbilical do recém-nascido logo após o parto e, desse modo, prevenir hemorragia depois ter sido cortado.
“Clamp é a coisa mais básica pra se ter numa maternidade. É o que prendemos o coto umbilical do bebê assim que cortamos o cordão umbilical. Qualquer outra coisa que se improvise corre o risco de infecção, internação desnecessária e óbitos”, explicou uma fonte da maternidade à reportagem.
A reportagem recebeu o print de uma conversa em um grupo de WhatsApp do momento em que os funcionários são informados da falta do item na farmácia da unidade. A pessoa que envia a mensagem afirma ainda que não há previsão para que situação normalize.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disse que a denúncia não procede, “uma vez que há o item em estoque e a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica está providenciando o imediato remanejamento para a Maternidade” A pasta informou ainda que aguarda a entrega por parte da empresa de mais de 20 mil unidades do Clamp para reforçar o estoque.
Outras denúncias
Essa não é a primeira denúncia de falta de itens importantes na Saúde Estadual de Roraima. No mês passado, uma médica endoscopista do Hospital Geral de Roraima (HGR) expôs a falta de kits de ligadura elástica na unidade.
Entre outras funções, o equipamento pode ser utilizado para tratar varizes no esôfago, por exemplo. Conforme a profissional, a única forma segura de salvar alguém com esse problema é ligando essas varizes, o que pode ser feito com o kit de ligadura elástica. O procedimento ajuda a prevenir sangramentos.
Fonte: Da Redação