A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, nesta segunda-feira (25), que o Brasil está seguro quanto ao abastecimento das vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A iniciativa distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570 municípios brasileiros. Trata-se de um processo logístico complexo, com tempos diferentes de estado para estado, dada a extensão e diversidade territorial do país.
“A vacinação é a prioridade máxima do Ministério da Saúde, o que reflete nos nossos números. O aumento da cobertura continua sendo uma realidade. Não se pode falar de desabastecimento de vacina no Brasil”, destacou.
A ministra Nísia disse que a pasta tomou importantes medidas para diminuir o impacto da perda de vacinas. Por exemplo, por meio do remanejamento de doses para estados e municípios e doação internacional. Isso permitiu uma economia de R$ 252 milhões.
Ela lembrou que o Brasil saiu do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas. “Fruto do desafio ao negacionismo, do esforço de realizar um planejamento de acordo com as realidades locais e também com a retomada das campanhas de vacinação”, detalhou.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, reforçou ainda que o PNI tem orçamento garantido para a aquisição de todas as vacinas, com cronogramas dos fornecedores para certificar a aquisição dos imunizantes.
Fonte: Da Redação