Os níveis de transmissão comunitária de Covid-19, voltaram para o nível alto em Roraima. Os dados são do boletim InfoGripe, da última quinta-feira (2), produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O documento analisou dados da semana de 21 a 27 de novembro, referente à semana epidemiológica 47.
De acordo com o documento, além da macrorregião de saúde de Boa Vista, outros 22 estados também estão em nível alto. Por outro lado, nenhum estado ocupa o nível de transmissão pré-epidêmico em sua totalidade. Apenas em algumas macrorregiões.
“Do ponto de vista epidemiológico, flexibilização das medidas de distanciamento social facilitam a disseminação de vírus respiratórios e, portanto, podem levar a uma retomada do crescimento no número de novos casos”, avaliou.
Já quanto as tendências de casos semanais a longo prazo, Roraima aparece no nível de crescimento. Nas tendências a curto prazo, o estado apresentou estabilidade.
Outro levantamento realizado pela Fiocruz é faixa-etária de casos. Conforme o boletim, houve aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas de idade até 60 anos.
Conforme a instituição, outros vírus voltaram a agir e eles são mais comuns em crianças de 0 a nove anos.
“No caso das crianças (0-9 anos), os resultados laboratoriais associados a esses casos seguem apontando predomínio de vírus sincicial respiratório (VSR), que acompanha a tendência de aumento de SRAG nessa faixa etária. No caso dos adolescentes (10-19 anos) e jovens adultos (20-29 anos), se mantém majoritariamente associados à Covid-19“, detalhou.
Roraima confirmou 39 novos casos de Covid-19 e uma morte pela doença nessa sexta-feira (3). Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Assim, o estado tem agora o total de 128.584 casos registrados e 2.056 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.
Em contrapartida, mais da metade da população vacinável de Roraima completou o esquema vacinal contra a Covid-19 com a segunda dose da vacina ou dose única. Um total de 256.564 pessoas, o que representa 51,55% do público-alvo.
Além disso, o Ministério da Saúde enviou 1.110.928 doses para o estado. As equipes de saúde já aplicaram o total de 635.299 de vacinas.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido