Ocupação de UTI em Boa Vista segue fora da zona de alerta, indica Fiocruz

Avaliação foi realizada na semana de 7 a 13 de novembro

Ocupação de UTI em Boa Vista segue fora da zona de alerta, indica Fiocruz
Ocupação de UTI chega a 29%-Foto: Josué Ferreira/Roraima em Tempo

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19, em Boa Vista, segue fora da zona de alerta.

Os dados são do boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dessa quarta-feira (17). O documento analisou as taxas no período de 7 a 13 de novembro. Segundo a Fundação, a estabilidade nas últimas semanas é graças à vacinação.

Conforme a Fiocruz, a cidade está entre as 21 capitais que apresentam níveis baixos no número de internados. A taxa de UTI em Boa Vista no período avaliado era de 29%.

Por outro lado, o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ontem (17) mostrou que a taxa de ocupação de UTI está em 22%.

Atualmente, Roraima tem 128.017 casos de Covid-19 e 2.038 mortes pela doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

‘Pandemia dos não vacinados’

Ainda conforme a Fiocruz, a estabilidade nas taxas de ocupação de UTI, no número de casos da doença e de mortes, comprova a efetividade da campanha de vacinação.

Contudo, a situação da Europa com relação à campanha de vacinação tem preocupado a Fiocruz. Mesmo com a taxa de vacinação em 60% países como Áustria, Lituânia e Alemanha, enfrentam crescimento de internações e mortes, principalmente entre os não vacinados.

“Considerando que a pandemia não acabou e que o vírus continua circulando, é motivo de preocupação e atenção o fato de haver 40% da população sem esquema vacinal completo, em um contexto de aumento da circulação de pessoas nas ruas, que tende a se intensificar com a proximidade de festas de fim ano e férias”, diz.

Orientações da Fiocruz

Por fim, a Fiocruz orienta sobre a necessidade de estratégias mais ativas de vacinação, incluindo campanhas e exigência de passaporte vacinal.

Além disso, o texto reforça o uso de máscaras em locais fechados e locais abertos com aglomeração, distanciamento físico e higiene constantes das mãos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x