Foto: Semuc/PMBV/Arquivo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o Brasil como o maior país do mundo a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho como problema de saúde pública. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez o anúncio nessa segunda-feira, 15, no programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov.
O Conselho do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS e representantes da OMS visitarão o Brasil esta semana para a entrega oficial da certificação.
“Significa que o Brasil conseguiu eliminar graças ao SUS, aos testes rápidos das unidades básicas de saúde, aos testes do pré-natal, às gestantes que têm HIV tomarem a medicação pelo SUS”, disse Padilha.
O ministro lembrou que há algumas décadas o Brasil tinha iniciativas filantrópicas para manutenção de abrigos para órfãos com HIV. Ou seja, que haviam perdido os pais em decorrência da Aids.
“Abrigavam aqueles bebês que tinham nascido com HIV e seus pais tinham morrido. A gente não tem mais isso no nosso país, felizmente, nem a transmissão do HIV da gestante para o bebê”, comemorou.
De acordo com o ministro, o Brasil apresentou um dossiê à organização mundial no mês julho com os dados do SUS no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Com o tema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, o evento acontece…
Conforme relato, José de Sousa, chegou a viajar para Porto Alegre, no entanto, precisou retornar…
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana
Pesquisa detalha os presentes mais buscados. Entre eles, estão roupas, perfumes, cosméticos e brinquedos
Serviço da Prefeitura integra pacote de 81 trechos de ruas em 14 bairros de Boa…
Interessados têm até o dia 30 de dezembro para se inscrever e concorrer a uma…