A paciente Antônia Bezerra, de 52 anos, diagnosticada com asma disse à Rádio 93FM que falta medicamento para doença na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A denúncia foi feita na manhã desta terça-feira (1º).
À reportagem da 93FM, a Sesau informou que “está buscando alternativas para reforçar ainda mais o estoque deste medicamento”. (Leia a nota na íntegra abaixo)
A mulher faz o uso do medicamento Fumarato de Formoterol para conter as crises graves causadas pela doença há mais de 20 anos. No entanto, há três meses o governo não tem a medicação.
Por conta disso, a paciente sofre com crises frequentes de asma. Para melhorar o quadro, ela compra o remédio com o próprio dinheiro.
“Eu dependo dessa medicação. Tomo de manhã e a tarde, porque se eu não tomar, eu nem respiro. Sou obrigada a tirar do pouco que eu ganho. Assim mesmo eu luto e consigo comprar, mas é difícil”, relatou.
Ainda conforme a mulher, caso a Sesau não forneça o medicamento, ela pretende acionar a Justiça.
“Se eu não tomar esse remédio eu nem levanto. Tenho laudo para tomar essa medicação. O melhor é que alguém desse, porque sem essa medicação eu não sou ninguém”, frisou.
Citada
A Sesau informa que está buscando alternativas para reforçar ainda mais o estoque deste medicamento para que as demandas sejam atendidas.
Reitera que está empenhada em dar celeridade para que a assistência farmacêutica seja atendida de forma completa e contínua, e está atuando para garantir a aquisição de forma mais rápida e eficiente.
Reforça que a Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica tem realizado várias tentativas de aquisição, mas que a maioria apresenta resultado deserto ou fracassado, por conta da pandemia.
Fonte: Rádio 93FM