Saúde

Paciente com cisto aguarda há 6 meses por consulta com urologista no Coronel Mota

Há seis meses, o motorista José Alberto descobriu um cisto no testículo após atendimento em um posto de saúde. Ele fez exames e constatou que seria necessário uma consulta com urologista na Clínica Especializada Coronel Mota, o que até agora não aconteceu. É o que relata a esposa do paciente.

“Eu já fui no Coronel Mota e disseram que a gente tem que esperar, que a gente tem que ficar entrando em contato com eles. As vezes a gente liga para o número que eles dão lá no Coronel Mota e eles nunca respondem”, disse a mulher, que preferiu não se identificar.

Demora

A mulher de José Alberto disse que o marido já tem todos os exames necessários para a consulta com o urologista. Mas pela demora, teme a necessidade de refazê-los.

“A gente tem que ter paciência, porque tem gente há mais tempo esperando. Só que o estado de saúde dele tem piorado. Ele tem tido muita dor, por isso que a gente está preocupado. Esses exames vão vencer e vão querer que ele faça os exames de novo”, salientou.

Sem renda suficiente para pagar uma consulta com urologista na rede privada, ela pede providências urgentes para que a avaliação do especialista da Clínica Coronel Mota ocorra o mais rápido possível.

“Ele fica calado, na dele. Ele fica suportando, porque não tem o que fazer. A gente tem que esperar essa consulta. E não temos uma renda que possa pagar particular para a gente correr atrás. Essa semana ele pegou três dias de folga porque estava com muita dor. O que eu tenho que pedir é para que eles olhem por nós, porque a gente não tem condição. Uma pessoa doente sem ter condição de pagar uma clínica particular fica vulnerável. O que eu poderia pedir, nesse momento, é que eles tivessem um pouco de compaixão com o ser humano”, destacou.

Citada

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a solicitação para a especialidade foi feita em 3 de outubro de 2024 pelo médico da Unidade Básica de Saúde, com indicação de classificação Azul, atribuída a casos de menor gravidade.

Sobre a marcação de consulta do usuário em questão, a Pasta esclareceu que a unidade “está atuando dentro das possiblidades para garantir um atendimento eficaz a todos os usuários do SUS”. Salientou ainda que a oferta de médicos especialistas no mercado é inferior à dos demais estados brasileiros, o que resulta em um maior tempo de espera para consulta.

A Secretaria disse ainda que está “empenhada em otimizar os fluxos de trabalho e reduzir o tempo de espera dos pacientes, priorizando adequadamente os casos que aguardam há mais tempo e apresentam risco elevado”.

Por fim, a Sesau disponibilizou os contatos (95) 98416-6166 e (95) 98412-8294 para que os pacientes obtenham mais informações sobre o agendamento de consultas.

Fonte: Rádio 93FM

Lara Muniz

Recent Posts

Império da Corrupção: em mais de 6 anos do Governo Denarium, o caos reinou na Saúde do Estado

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth foi o principal centro de denúncias e polêmicas

39 minutos ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril

Calendário de pagamento segue mês de nascimento

59 minutos ago

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS

Anvisa concedeu o registro após análise de um dossiê com dados clínicos, de produção e…

3 horas ago

Bruno Perez participa do lançamento da Frente Nacional contra o Crime Organizado em SP

Tanto o vereador Bruno Perez quanto outros dois vereadores da capital apresentaram PLs que defendem…

5 horas ago

Escola municipal em construção no Airton Rocha terá capacidade para atender 960 alunos de 2 a 5 anos

Ao todo, estão em construção quatro escolas, que devem ofertar três mil vagas. Além dessas,…

5 horas ago

Sine oferta 103 vagas de emprego para Roraima nesta terça-feira, 15

Há vagas para pintor, técnico de refrigeração, vendedor interno, atendente de lojas, marceneiro e muito…

7 horas ago