Paciente com epilepsia espera há cinco meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

Paciente teme que com a demora, exames percam a validade. Ele também segue sem trabalhar, pois depende de um laudo que só o médico poderá fornecer

Paciente com epilepsia espera há cinco meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota
Fachada da Clínica Coronel Mota – Foto: Ascom/Sesau

O paciente Maurivan Silva, de 43 anos, diagnosticado com epilepsia, denunciou ao jornalismo da 93FM que aguarda há cinco meses por uma consulta retorno com um médico neurologista na Clínica Especializada Coronel Mota.

Com a demora, o homem segue sem a possibilidade de trabalhar, pois necessita de um laudo que aponta se ele está apto ou não.

Entenda

Maurivan relatou que desde os 12 anos sofre com a doença. Em abril deste ano, fez os exames que a médica solicitou, no entanto, até o momento não existe a previsão para a consulta.

É que ao ir até o Coronel Mota, ele encontrou dificuldades com as informações quanto ao aplicativo do SUS. Além disso, o paciente teme que o prazo do exame de ressonância que fez da coluna, por exemplo, vença.

“No Coronel Mota, me disseram que tinha que ir no aplicativo e baixar o meu SUS. Então eu expliquei que estava com exames e que queria apenas marcar o retorno, pois eu só tenho 60 dias para mostrar os exames. Toda a vez que entro lá, diz que está como lista de espera. Não tem como eles marcarem a consulta, devido ser pelo aplicativo. Acredito que quando eu for lá, a médica nem vai mais receber [ os exames]”, explicou.

Do mesmo modo, ele ressaltou que uma ambulância já o atendeu três vezes em razão dos problemas de saúde.

“E nem foi muito peso que eu peguei, era algo leve. Quando eu me abaixei não tive mais condições de me levantar e a ambulância foi me buscar na loja duas vezes. Já na terceira vez, foi porque eu bati o carro. Então assim, o médico proibiu que eu dirija. Para eu dirigir, eu preciso do laudo que a médica vai me dar. Só, que para chegar até a médica, eles precisam marcar essa consulta”, explicou.

A reportagem encontrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, disse que a consulta do paciente vai acontecer no dia 14 de outubro, às 7h, no setor de Neurologia da Policlínica Coronel Mota.

Disse também que os pacientes que tiverem dúvidas sobre confirmação de agendamento podem entrar em contato no telefone 95 98416-6166, das 8h às 18h para mais informações, ou em uma Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência.

Outro caso

Uma outra paciente com fortes dores de cabeça, aguardava há três meses por uma consulta também com um especialista no Coronel Mota.

À reportagem da TV Imperial, a paciente disse que ia toda semana à unidade para verificar o andamento do pedido de retorno com neurologista. No entanto, segundo ela, a resposta é sempre a mesma: que precisa esperar.

Assim, as caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Ela até recorreu à emergência de hospitais para controlar as dores. Ela relatou os transtornos diários que enfrenta.

A paciente pediu para que a consulta fosse marcada o quanto antes para que ela recebesse o diagnóstico da condição que possui e lamentou a demora da clínica.

Fonte: Rádio93/FM

0
Would love your thoughts, please comment.x