A paciente Alcyneide Marinho de Araújo, de 30 anos, aguarda há um ano para fazer uma cirurgia renal no Hospital Geral de Roraima (HGR). A denunciante procurou a equipe de jornalismo da Rádio 93 FM nesta segunda-feira (8), para relatar a situação.
De acordo com a paciente, ela sofre com pedras nos rins desde os 15 anos. Alcyneide já realizou vários procedimentos, mas nenhum ajudou. Ela ficou sabendo do programa do Governo de Roraima, de redução da fila de espera nas cirurgias e deu entrada com os documentos para realizar a cirurgia.
“Veio aquele programa do Governo, dizendo que eles iam zerar a fila de cirurgias. O médico avaliou tudo, disse que eu precisava de cirurgia porque a pedra está muito grande. Disse que eu entrei nessa fila, só que já tem um ano. Tenho crises, eu vou no HGR, e só aplicam morfina. Eu vou atrás para saber a minha numeração na fila, mas nunca tem informação. Não sei se existe mesmo essa fila”, disse.
Além disso, a mulher ressaltou que já seguiu todas as orientações da Secretaria de Saúde (Sesau), gastou dinheiro com exames e até agora nada foi feito. Ao procurar a Pasta, Alcyneide disse que não consegue resposta.
“Na minha cabeça era no Coronel Mota, mas depois eu tive que ir para outro lugar entregar essa papelada. Eles dizem que é na Sesau, a Sesau diz que é no Coronel Mota, o Coronel Mota diz que é no HGR. É um jogando para o outro. Levei minha documentação no HGR, não falaram a minha posição na fila. Só falaram que eu tinha que aguardar a minha vez”, relatou.
Com diversas crises de dores, a paciente continua tentando encontrar informações sobre o andamento da fila de espera, e faz até apelo para conseguir realizar a cirurgia.
“Estou há um ano esperando por essa cirurgia e gostaria muito de conseguir realizar. Esse problema está me impedindo de trabalhar, de cuidar da minha filha e da minha casa. Então para melhorar minhas condições, eu preciso fazer esse procedimento. Todo dia tenho crises e sinto dores”, finalizou.
Em nota,a Sesau afirmou que Alcyneide Marinho de Araújo está devidamente inserida na fila de cirurgias do HGR desde fevereiro de 2022.
Destacou ainda que os procedimentos cirúrgicos na unidade estão ocorrendo normalmente, conforme o fluxo definido juntamente com a coordenação de cirurgias do HGR, respeitando as prioridades estabelecidas pelo médico regulador.
E, por fim, a Sesau orientou que a paciente a procure o HGR para providenciar a avaliação médica e a atualização de exames.
Fonte: Rádio 93 FM
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…