Saúde

Paciente com pedras nos rins aguarda há um ano por cirurgia no HGR

A paciente Alcyneide Marinho de Araújo, de 30 anos, aguarda há um ano para fazer uma cirurgia renal no Hospital Geral de Roraima (HGR). A denunciante procurou a equipe de jornalismo da Rádio 93 FM nesta segunda-feira (8), para relatar a situação.

De acordo com a paciente, ela sofre com pedras nos rins desde os 15 anos. Alcyneide já realizou vários procedimentos, mas nenhum ajudou. Ela ficou sabendo do programa do Governo de Roraima, de redução da fila de espera nas cirurgias e deu entrada com os documentos para realizar a cirurgia.

“Veio aquele programa do Governo, dizendo que eles iam zerar a fila de cirurgias. O médico avaliou tudo, disse que eu precisava de cirurgia porque a pedra está muito grande. Disse que eu entrei nessa fila, só que já tem um ano. Tenho crises, eu vou no HGR, e só aplicam morfina. Eu vou atrás para saber a minha numeração na fila, mas nunca tem informação. Não sei se existe mesmo essa fila”, disse.

Além disso, a mulher ressaltou que já seguiu todas as orientações da Secretaria de Saúde (Sesau), gastou dinheiro com exames e até agora nada foi feito. Ao procurar a Pasta, Alcyneide disse que não consegue resposta.

“Na minha cabeça era no Coronel Mota, mas depois eu tive que ir para outro lugar entregar essa papelada. Eles dizem que é na Sesau, a Sesau diz que é no Coronel Mota, o Coronel Mota diz que é no HGR. É um jogando para o outro. Levei minha documentação no HGR, não falaram a minha posição na fila. Só falaram que eu tinha que aguardar a minha vez”, relatou.

Paciente relata fortes dores e faz apelo por atendimento

Com diversas crises de dores, a paciente continua tentando encontrar informações sobre o andamento da fila de espera, e faz até apelo para conseguir realizar a cirurgia.

“Estou há um ano esperando por essa cirurgia e gostaria muito de conseguir realizar. Esse problema está me impedindo de trabalhar, de cuidar da minha filha e da minha casa. Então para melhorar minhas condições, eu preciso fazer esse procedimento. Todo dia tenho crises e sinto dores”, finalizou.

Citada

Em nota,a Sesau afirmou que Alcyneide Marinho de Araújo está devidamente inserida na fila de cirurgias do HGR desde fevereiro de 2022.

Destacou ainda que os procedimentos cirúrgicos na unidade estão ocorrendo normalmente, conforme o fluxo definido juntamente com a coordenação de cirurgias do HGR, respeitando as prioridades estabelecidas pelo médico regulador.

E, por fim, a Sesau orientou que a paciente a procure o HGR para providenciar a avaliação médica e a atualização de exames.

Fonte: Rádio 93 FM

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

7 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

1 hora ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago